Coronavírus: Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser cancelados

Dick Pound é um advogado canadense e já foi presidente da Agência Mundial Antidoping e a vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional. Pound é membro sênior do Comitê Olímpico Internacional.

Em uma declaração à Associated Press, Pound adisse que há um risco de que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 sejam cancelados devido ao surto de Coronavírus. O canadense disse que a decisão será tomada até maio. A entrevista e a mensagem não foram tanto um aviso iminente, mas um enfrentamento dos fatos com base no que sabemos agora.

O surto de coronavírus iniciou na China há dois meses e já infectou mais de 80.000 pessoas em todo o mundo, matando mais de 2.700. Grande parte das mortes são na China. Mas o vírus vem fazendo vítimas na Coreia do Sul, Oriente Médio e Europa, aumentando o medo de uma pandemia.

O próprio Japão registrou quatro mortes.

Pandemia x Endemia

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pandemia ocorre quando um novo vírus se espalha pelo mundo e a maioria das pessoas não tem imunidade contra ele. Normalmente, os vírus que causaram pandemias antes vieram de vírus da gripe que infectam animais.

Portanto, uma disseminação mundial de uma nova doença é chamada de pandemia, que é exatamente o que está acontecendo com o coronavírus.

Já uma epidemia, de acordo com a OMS, é o aumento extraordinário no número de casos de uma doença infecciosa em uma determinada região ou população.

Cancelamento Olimpíada

À Associated Press Dick Pound falou sobre se o COI decidiu que os jogos poderiam ser realizados conforme o planejado. Ele disse que um adiamento ou movimento não seria provável e o cancelamento seria a coisa mais segura a se fazer.

Isso poderia significar que a estreia da escalada esportiva nas Olimpíadas de Tóquio 2020 poderia ser adiada. Neste cenário catastrófico, significa que Paris 2024 seria a primeira vez da da escalada esportiva nas Olimpíadas.

O COI está procurando a Organização Mundial da Saúde para obter orientação. Para acalmar o público, o COI emitiu uma nota aos 11.000 atletas olímpicos e 4.400 paraolímpicos: “Até onde sabemos, vocês estarão em Tóquio. Todas as indicações estão nesta fase de que os negócios serão normais. Portanto, mantenha o foco no seu esporte e certifique-se de que o COI não o levará a uma situação de pandemia”.

As Olimpíadas foram boicotadas em 1976 (Montreal), 1980 (Moscou) e 1984 (Los Angeles). As Olimpíadas de 1940, que seriam em Tóquio, foram canceladas por causa da guerra do Japão com a China e a Segunda Guerra Mundial.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.