Coronavírus já impacta a cadeia de suprimentos da indústria de esportes outdoor

A indústria de esportes outdoor dos EUA já começa a sentir o impacto nas restrições de importação por conta do Coronavírus. Pouco menos de um mês depois que empresas de cadeias de suprimentos chinesas que exploram a indústria de esportes outdoor obtiveram algum alívio após um acordo comercial preliminar, agora estão sofrendo com as interrupções do trabalho causadas pelo surto de coronavírus.

Grandes empresas de roupas para atividades outdoor, como a VF Corp (proprietária da The North Face e Timberland) e Columbia Sportswear, estão perdendo vendas em lojas de varejo temporariamente fechadas na China, onde as viagens foram fortemente reduzidas para ajudar a conter a propagação do vírus.

Porém o que mais impacta nos produtos é a questão da importação de equipamentos fabricados na China. Porém estas empresas estão falando pouco em relação ao efeito potencial em suas cadeias de suprimentos, que incluem operações de fabricação na China.

O que é cadeia de suprimentos?

O termo cadeia de suprimentos também é conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês: supply chain. São todas as organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes.

Ou seja, é todo o sistema de conexão desde a matéria-prima até chegar no cliente. Portanto sem cadeias de suprimentos eficientes, o comércio de um determinado produto praticamente para.

Portanto, para as empresas citadas, a produção de um determinado item, ou mesmo todos eles, fica comprometido. A consequência disso é que além da empresa começar a ter prejuízo por não conseguir realizar vendas (afinal o produto não está disponível para o cliente) os produtos existentes tendem a ter seu preço elevado caso seja considerado essencial.

Por outro lado, a ausência de um produto de uma determinada marca favorece que um similar fabricado pela concorrência seja vendido. E é este o caso da VF Corp e Columbia Sportswear, que possuem grande parte de seus negócios na China.

Para que se tenha uma ideia, a Columbia afirmou que a produçao de primavera (que começa no próximo mês nos EUA) está em grande parte concluída. Entretanto, estão em andamento pedidos para a linha de outono (que começa em setembro nos EUA), que é onde está a maior parte da ameaça do coronavírus para os negócios da empresa.

Já no caso da VF Corp aproximadamente 16% de seu custo de produtos vendidos vem da China. Quando se fala em vendas oriundas das lojas na China continental, representou 6% da receita total da VF Corp.

Problema também atingem concorrentes

Empresas menores que exploram a indústria de esportes outdoor afirmaram que sua produção permanece interrompida mesmo após a conclusão do feriado do Ano Novo Lunar da China, que foi estendido por causa do surto.

Algumas empresas estão buscando alternativas, como realizar pedidos para outras fábricas na Ásia, como Vietnam. Empresas que possuem operações no Vietnam, como a Patagonia e Deuter, ainda não foram afetadas pelo coronavírus.

Embora as empresas de roupas outdoor estejam enfrentando vendas perdidas no varejo e uma perspectiva de produção incerta devido ao novo surto de coronavírus, o setor como um todo é menos vulnerável do que era quando uma epidemia semelhante ocorreu quase duas décadas atrás.

Na época O vírus da Sars, também um coronavírus, infectou mais de 8.000 pessoas no mundo todo em 2002-2003, antes de ser controlada. Muitas empresas em busca de mão de obra mais barata diversificaram sua produção para lugares como Vietnã, Bangladesh, Indonésia e Equador.

Recentemente, a guerra comercial entre os EUA e a China acelerou o processo de empresas outdoor reduzirem sua dependência na produção chinesa.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.