Quais são as marcas de cordas de escalada ecologicamente corretas?

Desde o início de 2019, vários veículos de comunicação que exploram o mercado outdoor tem feito uma pergunta incômoda para o seu público alvo: Que planeta você quer daqui a 15 anos?

Para esta resposta pense bem nos aspectos econômico, social e, naturalmente, ecológico. O que você diria ao seu futuro eu se o encontrasse daqui a 15 anos? Tente fazer o exercício de imaginar como será o seu cotidiano caso você não mude em nada o seu modus vivendi. Neste seu modo de vida, já parou para pensar na quantidade de produtos que não são biodegradáveis e que após o seu uso viram lixo?

Nesta pergunta não considere as embalagens plásticas, mas o seu equipamento de trekking, montanhismo e escalada. Tudo o que você consome para para praticar a atividade que mais gosta, seus fabricantes demonstram preocupação com o futuro dele quando não mais servir?

Certificação bluesign

Se você acompanha as avaliações da Revista Blog de Escalada de roupas e equipamentos para atividades outdoor, sem dúvida também se preocupa com o desempenho dos diferentes materiais usados ​​para fabricar seus produtos. Não à toa que novas tecnologias em termos de equipamentos e processos construtivos são noticiados recorrentemente. Nestes mesmos artigos o leitor já deve ter reparado que um produto mais leve, mais seco e mais quente possui importância considerável.

Quando abordamos a questão da sustentabilidade é necessário também falar sobre a certificação. As certificações servem para informar o consumidor que aquela empresa seguiu parâmetros de produção que se diferem positivamente em relação a algum objetivo. Todos estes parâmetros são auditados pesadamente. Algumas certificações, como de segurança, são obrigatórias. As certificações ecológicas não.

O bluesign é um padrão de produção que atesta a saúde e segurança ambiental na fabricação de têxteis. Dada a pressão por produtos mais ecológicos de todos os tipos, a certificação bluesign ganhou força nos últimos anos entre algumas das marcas líderes no ramo de roupas e equipamentos para atividades outdoor. Bluesign é o padrão mais extenso no campo dos produtos químicos utilizados na indústria de vestuário.

Atualmente, a escolha de algo feito com materiais certificados pela bluesign é uma maneira fácil de garantir que a empresa que produziu um novo produto tenha tomado medidas cuidadosas para garantir que o impacto dos materiais sobre a saúde e a segurança do meio ambiente, os trabalhadores foram resolvidos.

O termo “bluesign” vem do nome do grupo suíço chamado bluesign technologies, que monitora a jornada dos materiais desde a fábrica até o produto final. A equipe bluesign inclui especialistas em produção química e têxtil, além de especialistas que supervisionam um robusto sistema de auditoria e certificação de fábrica.

Os consumidores ecologicamente conscientes podem se sentir confiantes ao comprar itens de vestuário com a etiqueta bluesign, comprando a versão mais ecológica e socialmente consciente da jaqueta, camisa, blusa, calça, chapéu ou luvas em questão.

Cordas de escalada

As cordas de escalada essencialmente são feitas de polímeros e portanto não são biodegradáveis. Aliás, a grande maioria dos plásticos não é biodegradável. Isso significa que mesmo depois de jogados fora, os plásticos continuam por muitos e muitos anos conservando suas propriedades físicas e, dessa forma, continuam poluindo o ambiente e aumentando a quantidade de lixo.

As cordas mais ecológicas do mercado atualmente são certificadas pela bluesign, com revestimentos à prova d’água livres de PFC e são feitas de material “reciclado”. Os fabricantes de cordas ecológicas são:

  • Edelrid: todas as cordas dinâmicas de escalada são certificadas bluesign
  • Mammut: todas as cordas de escalada dinâmicas são certificadas bluesign
  • Sterling: A partir do ano 2020, todas as fibras Nexis nas cordas Sterling serão certificadas bluesign

Desde 2009 certificada bluesign, a Edelrid foi a primeira marca de escalada a ostentar o certificado. Isso significa que 100% de suas cordas são produtos oficiais do bluesign. As reduções realizadas pela empresa se devem em grande parte ao fato de que a Edelrid agora usa uma gama reduzida de cores, todas com processos de tintura ambientalmente amigáveis.

A Mammut é desde 2011 certificada pela bluesign, seu modelo Serenity Dry foi premiada nas feiras ISPO, a maior plataforma de prêmios internacionais no setor de esportes, em 2015 e 2016. Até 2023, a empresa pretende estabelecer um mínimo de 95% de materiais certificados. Mammut também está trabalhando para eliminar o uso de equipamentos baseados em PFC na mesma data. Em termos de comércio justo, Mammut já é membro da Fair Wear Foundation, que se concentra nas condições dos trabalhadores na cadeia de suprimentos

A Sterling Rope possui um programa de reciclagem exclusivo, através do qual você pode enviar qualquer dinâmica antiga corda e Sterling irá realizar uma reutilização criativa ou reciclar.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.