Coração forte = Escalada forte

Muitas pessoas que estão iniciando a escalar, até mesmo alguns que já escalam a algum tempinho perguntam o que pode ser feito, além de escalar, que possa alavancar seu potencial na escalada.

Muitos acreditam que musculação é o complemento perfeito. Porém muitos livros de treinamento de escalada (How to Climb 5.12 e Training for Climbing) dizem que é inócuo fazer musculação se seu preparo físico não é dos melhores.

Musculação ajuda, mas não alavanca sua preformance. Ter somente força não adianta muito, como diria a pirelli “potência não é nada sem controle”. De nada vai adiantar a você ser forte como um hulk mas tem capacidade pulmonar de um Bruce Banner.

Correr, ao contrário do que muita gente ignora, é um dos melhores complementos para a escalada. A capacidade cardio-pulmonar é um dos fatores chave para que a sua escalada tenha um melhoramento significativo.

Correr, além de aumentar a sua capaticadade cardio-pulmonar, ajuda a queimar calorias (em outras palavras, emagrecer para escalar mais leve) , tornando-o também apto a fazer caminhadas mais longas com a sua mochila.

Presencio sempre escaladores que treinam duro na academia sofrer muito para fazer uma trilha de acesso a alguma falésia. Depois pergunta-se porque não consegue evoluir na escalada.

Há academias que possuem além de uma parede de escalada, esteiras de corrida. Porém poucos escaladores a utilizam.

A academia paulista Casa de Pedra possui ótimas esteiras de corrida, porém é pouco utilizadas pelos atletas. O mesmo acontece na curitibana Via Aventura.

Um ótimo estudo de como conferir sua performance cardiovascular com a escalada está em um artigo muito bem escrito (porém em inglês) disponível na Climbing Magazine:

http://www.climbing.com/print/techtips/tttraining275/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.