Adam Ondra e Janja Garnbret ganham a primeira etapa da Copa do Mundo 2019

A primeira etapa da Copa do Mundo de Escalada do IFSC que aconteceu no último final de semana na cidade suíça de Meirigen, confirmou que Adam Ondra e Janja Garnbret são os grandes nomes do esporte da atualidade. Tanto o escalador tcheco, quanto a escaladora eslovena, ganharam a primeira etapa que teve apenas disputas da disciplina de boulder. O maior destaque da etapa, entretanto, foi a superioridade acachapante do time japonês nesta prova, além da acentuada ascensão dos norte-americanos..

Janja Garnbret, que foi o grande nome da temporada 2018, confirma neste início de temporada que irá repetir a performance quase impecável do ano passado. Adam Ondra, o maior nome da escalada esportiva da atualidade, considerado por muitos como um dos maiores da história, não tinha tido uma boa temporada em 2018. Porém, como ele mesmo demonstrou em seu canal de vídeo e em sua websérie “Road to Tokyo”, tem treinado de maneira intensa para poder conseguir ir às Olimpíadas de 2020.

Adam Ondra em Meirigen | Foto: Eddie Fowke / IFSC

Um dos comentários de Adam Ondra em seus vídeos, de que o melhor lugar para se treinar hoje é o Japão, foi confirmado pelo domínio quase absoluto da primeira etapa de escalada esportiva. O evento, que foi transmitido ao vivo por streaming gratuito para todo o mundo no YouTube, serviu de propaganda para talvez uma das melhores escolas de escalada da atualidade: Japão. A prova disso é que dos seis finalistas do masculino, nada menos do que quatro atletas eram japoneses (sendo que dois subiram ao pódio). No feminino o domínio não foi tão acentuado, com somente uma japonesa entre as finalistas, mas que subiu ao pódio com um honroso segundo lugar.

É consenso entre os especialistas, técnicos e mídia especializada, que somente quem estiver classificado para as semifinais, que compreende um total de 20 atletas, é quem de fato tem chances reais de sonhar com uma vaga na Olimpíada. Quanto mais afastado a colocação do atleta do “clube dos 20”, mais remota (ou mesmo nula) é a chance de algum atleta ir para os Jogos Olímpicos de Toquio 2020.

Outrora com pouco destaque, os atletas dos EUA mostraram que estão treinando forte. Muitos nomes que sequer figuravam nos semifinalistas, agora se não classificaram, estão perto de conseguir. Que é o caso das norte-americanas Alex Johnson (7ª), Kyra Condie (8ª), Brooke Raboutou (29ª) e do norte-americano Nathaniel Coleman (17º). O canadense Sean McColl, um dos atletas mais fortes do continente americano, ficou em 24º. A canadense Alannah Yip ficou em 15º.

Valentina Aguado em Meirigen | Foto: René Oberkirch/IFSC

Os sul-americanos que participaram desta etapa não conseguiram boas colocações, ficando muito distante de classificar para uma semifinal. Carlos Granja do Equador ficou em 90º (de um total de 115 atletas) e seu compatriota Danny Valencia 113º. O brasileiro César Grosso classificou-se em 61º, ficando mais de 40 posições de chegar à semifinal. A argentina Valentina Aguado ficou em 65ª (de um total de 99 atletas) e a equatoriana Andrea Rojas em 63ª.

Vale a pena lembrar também que os sul-americanos irão disputar a vaga para as olimpíadas, em um mesmo evento no qual canadenses e estadunidenses também participarão. Portanto, a perspectiva de classificação é remota. Comenta-se nos bastidores de que um sul-americano (a) poderia ser levado à Tóquio 2020 por meio da vaga tripartite, em uma manobra política. Lembrando que para a Tripartite Commission, segundo as regras do COI, somente países com menos de oito atletas em categorias individuais ou disciplinas nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos são elegíveis.

Janja Garnbret em Meirigen | Foto: Eddie Fowke/IFSC

Os grandes vencedores da categoria feminina foram respectivamente Janja Garnbret (Eslovênia), Akiyo Noguchi (Japão), Shauna Coxsey (Inglaterra), Fanny Gibert (França), Petra Klinger (Suíça) e Oceana Mackenzie (Austrália).

Os grandes vencedores da categoria masculina foram respectivamente Adam Ondra (República Tcheca), Tomoa Narasaki (Japão), Ray Sugimoto (Japão), Kokoro Fuji (Japão), Jonwon Chon (Coreia do Sul) e Tomoaki Takata (Japão).

A temporada de competições da Copa do Mundo de Escalada segue na próxima etapa em Moscou, a ser realizada de 12 a 14 de abril.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.