Etapa da copa do mundo de Kranj marca redenção de Adam Ondra

Neste fim de semana, a temporada da Copa do Mundo de Escalada IFSC continuou com mais uma etapa, desta vez realizada em Kranj, na Eslovênia. Como as Olimpíadas estão acontecendo em 2020, um evento extra do Campeonato mundial foi realizado este ano para ser usado como qualificação olímpica. Isso significou uma temporada morna em que visivelmente atletas já classificados para os Jogos Olímpicos mostrassem desconcentração e desinteresse na competição. Este foi o caso da jovem estrela eslovena Janja Garnbret.

Normalmente, Kranj é o grande último evento, mas os escaladores recebem algumas semanas de folga após o campeonato em Hachioji, o qual classificou os primeiros atletas olímpicos. Para terminar a temporada da Copa do Mundo de Escalada, há ainda mais dois eventos: Xiamen, China (com vias guiadas e velocidade), e Inzai, Japão (somente vias guiadas). Isso significa que ainda há tempo para disputar o primeiro lugar no ranking de vias guiadas.

Foto: Eddie Fowke

A parede de vias guiadas de Kranj possui uma inclinação acentuada e classicamente dura, a qual utiliza recursos de estilo de escalada em rocha moldados nela, já que é uma parede texturizada. As texturas são geralmente antigas, com pequenos frisos e muita tensão corporal necessária. Portanto, quem estivesse mais acostumado a escalada em rocha se sobressairia melhor nesta etapa.

Nesta etapa havia uma presença pouco expressiva de sul-americanos. De todos os países sul-americanos, os quais estão treinando especificamente para o evento classificatório do continente Americano a ser realizado em Los Angeles em 2020, apenas o brasileiro Cesar Grosso (que ficou em 58º de 72 atletas), Simón Padin da Argentina (que ficou em 71º de 72 atletas) e a brasileira Bianca de Castro (que ficou em 52º de 53 atletas) participaram desta etapa.

Chaehyun Seo ofusca Janja Garnbret

Todo mundo esperava uma grande exibição de Janja Garnbret, que é considerada a maior competidora do momento e principal candidata a ganhar medalha de ouro nas olimpíadas de Tóquio 2020. Além disso, a Eslovênia é a sua casa e ela já escalou bastante nesse muro. Sua falta de concentração por causa de sua classificação às olimpíadas lhe custou uma eliminação precoce nas semifinais, não saindo da 13ª posição no geral feminino.

Mas uma outra estrela está surgindo: Chaehyun Seo de Seul, Coréia, de apenas 15 anos. A coreana se recuperou depois de um campeonato mundial irregular, onde alcançou o melhor resultado com a quarta posição em dificuldade e voltou à primeira divisão do pódio. Vale observar que Seo ganhou o pódio por muito pouco, apenas uma pequena vantagem na pontuação para a segunda colocada, Jessica Pilz . A terceira era a estrela local Lucka Rakovec, que tinha protagonizado uma semifinal quase perfeita, indo em primeiro lugar para a final.

Vale observar que entre as mulheres, nenhuma chegou ao topo. Com a vitória em Kranj, Chaehyun Seo já conquistou três medalhas de ouro e uma de prata nesta temporada e é a favorita incontestável de conquistar o título de campeã na Copa do Mundo de Escalada em vias guiadas de 2019.

A redenção de Adam Ondra

Adam Ondra foi o melhor escalador durante os dois dias de competição em Kranj. Primeiro na qualificação, primeiro nas semifinais e vencedor na final. Muito além do resultado, Ondra também venceu com autoridade, sendo o único dos finalistas que alcançou o topo.

Após a sua atuação pífia na edição extra do Campeonato Mundial de Escalada do IFSC, o qual não se classificou para os jogos olímpicos de Toquio 2020, mesmo sendo franco favorito, Kranj foi o palco de sua redenção. Pela sua determinação, o público teve a sensação de que o tcheco estava bem acima de todos e até duas vezes se deu ao luxo de pedir apoio do público.

Com essa vitória, Ondra se redimiu do gosto agridoce deixado pelo campeonato em Hachioji, onde não conseguiu se classificar para a final combinada, perdendo a primeira oportunidade de garantir um lugar para Tóquio 2020. Sua expressividade ao chegar ao topo mostraram o quanto Ondra está determinado a voltar a competir para fazer história.

No pódio, acompanharam Adam Ondra, o japonês Kai Harada e o espanhol Alberto Ginés. O espanhol fez história conquistando sua primeira medalha em uma copa do mundo na categoria absoluta e recolocando o tradicional país que já revelou grande talentos outra vez no pódio de uma Copa do Mundo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.