Copa do mundo de escalada: Norte-americanas e Ondra brilham na 1ª etapa de Salt Lake City

A escaladora norte-americana Natalia Grossman e o escalador tcheco Adam Ondra foram os destaques da segunda etapa da Copa do Mundo de Boulder, que aconteceu em Salt Lake City, capital do estado de Utah. Como os EUA já possui boa parte da população vacinada e está em processo de abertura após controlar a pandemia, o evento reuniu 2.500 espectadores.

A Copa do Mundo de escalada do IFSC 2021 continuará na próxima semana com boulder e velocidade, que também acontecerá em Salt Lake City. O evento não é transmitido para a América do Sul.

Adam Ondra adicionou à sua coleção de medalhas de ouro a 21ª. Foi a primeira vez em quatro anos que um escalador ganha duas medalhas de ouro consecutivas na Copa do Mundo de boulder. Ondra conseguiu resolver todos as quatro linhas de boulder da final, e admitiu que desta vez precisou de um pouco de sorte.

O motivo da alegada ‘sorte’ foi que os route setters de Salt Lake City basearam-se muito na análise da movimentação e meos na força e explosão. “Foi definitivamente inesperado. Mas o mais importante: foi incrível escalar na frente de uma multidão enorme depois de dois anos, parecia surreal para mim.”, afirmou Ondra à transmissão no YouTube (somente possível via VPN na América do Sul).

A última vez que um escalador ganhou duas etapas consecutivas Chon Jongwon da Coreia do Sul em Vail (EUA) e Mumbai (Índia), em 2017. O francês Mejdi Schalck ficou em segundo lugar e o terceiro foi para o austríaco Jakob Schubert.

Os resultados completos do boulder masculino estão aqui.

Janja Garnbret foi a grande ausência na Copa do Mundo

Copa do Mundo

Foto: Bree Robles

Na categoria feminina, a norte-americana Natalia Grossman, de apenas 19 anos, mostrou que Janja Garnbret (que não esteve em Salt Lake City) pode ter no futuro uma adversária. Grossman, entretanto, não irá participar das Olimpíadas de Tóquio. Para a semana que vem, com a presença de Janja Garnbret, é esperado um embate emocionante entre a norte-americana e a eslovena.

Grossman foi a única escaladora a superar todos as quatro linhas de boulder na final feminina, enquanto Oriane Bertone conseguiu 3 tops e 4 zonas (entenda a pontuação de boulder aqui). O pódio foi completado pela norte-americana Brooke Raboutou, que fechou com 3 tops e 3 zonas.

A japonesa Miho Nonaka ficou em quarto lugar, seguida pelas austríacas Jessica Pilz e Johanna Färber, quinta e sexta, respectivamente.

Os resultados completos do boulder feminino estão aqui.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.