O assunto é polêmico. De tempos em tempos vêm a tona vários e-mails em lista, protestos em fóruns e muito bate-boca por conta do uso de substâncias ilíctas por escaladores.
Não vou entrar no mérito da questão sobre o uso em si. Sou partidario da mesma idéia de um escalador famoso que afirma que: todo mundo é adulto para saber as consequências de se usar drogas.
Há um estudo muito completo a respeito disso em: http://www.efdeportes.com/efd99/drogas.htm
O título do texto é: “Consumo de drogas lícitas e ilícitas por praticantes do esporte de aventura escalada em rocha“.
Nele há uma abordagem científica que tenta explicar porque pessoas que necessitam de força e preparo físico insistem em utilizar drogas para escalar.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Já me chamaram de preconceito por eu dizer publicamente que NÃO TENHO AMIGO MACONHEIRO e que não confio em seg de quem fumou (não escalo com maconheiro)… inclusive há pouco tempo fui moderado em uma lista por assumir publicamente isso.Agora só queria perguntar aos que acham a droga natural e sustentam traficantes, se eles também são amigos de estupradores e assaltantes em geral? Afinal a “erva natural” deles não vem do ceasa e SIM, sustenta traficante (mas muitos são tão limitados que não entendem isso).