Conselhos valiosos para caminhar na montanha

Existem algumas recomendações para começar caminhar na montanha, portanto confira abaixo algumas, especialmente se for iniciante no meio.

Conselhos valiosos para caminhar na montanha

Desde já, é importante testar seu material antes de sair na primeira caminhada, especialmente para quem está começando. Iniciar conhecendo os limites de seu material é importante para evitar surpresas como de sua mochila não ser tão impermeável como esperado ou seu sapato machucar durante o trekking.

Outro ponto é focar no conforto, não a estética.

Às vezes a sapatilha tal é mais bonita ou tem sua cor preferida, mas o que importa mesmo é te manter seguro e ajudar na performance da caminhada. Se não cumpre esses requisitos, esqueça o look.

Comece do baixo

Não há necessidade de realizar trekkings de longa duração. Comece com algumas de 1h30 ou 3h de caminhada. Em seguida, aumente a dose. Foque em curte o momento e aprender mais sobre.

Eventualmente estará num nível considerável e realizando caminhadas com mais de 5h de duração.

Nesse sentido, priorize por trajetos com menos desnível também. Fazendo isso você protege seu desejo de caminhar e evita desistir de algo que pode ser muito benéfico para sua saúde inclusive.

Estabeleça metas para sua caminhada

Quando digo, metas, me refiro a ‘o que quero fazer quando chegar em tal lugar?’ Esse tipo de organização te ajuda a se manter motivado no processo, sabendo que está cada vez mais próximo de conquistar aquele Check na sua To Do List.

Cada um tem suas preferências, descubra o que te motiva a sair em caminhadas pela montanha e comece a partir daí suas metas. Só para exemplificar:

  • Contemplar uma bela paisagem de um pico isolado;
  • Curtir o frescor e a tranquilidade de uma floresta;
  • Compartilhar momentos com amigos;
  • Comer e pernoitar respirando um ar mais puro;

Caminhe, mas com pessoas de confiança

Em qualquer novidade é muito fácil se esquecer como o mundo pode ser traiçoeiro. Caminhar com desconhecidos, sem saber qualquer precedente do ser humano, é muito perigoso.

Se não faz parte de um grupo oficial de escalada, não tem histórico com fácil acesso e você não conhece uma alma viva para te passar uma informação a respeito da pessoa, vai fazer o que na montanha com este ser, criatura?

Escolha companheiros sensatos, educados, que se preocupem com você e com a segurança na atividade, que sejam claros sobre o que querem e que respeitem seu ritmo de caminhada. Ir sozinho às vezes parece prático e é, mas muito mais arriscado se acontecer algum imprevisto, especialmente se for iniciante.

De início, não vá sozinho, mas não caminhe com qualquer um também.

Panela velha é que faz comida boa

Brincadeiras a parte, o uso de aplicativos móveis como Wikiloc ou cartografia digital substituiu quase totalmente o uso de mapas de papel. No entanto, eles geralmente contêm informações mais detalhadas e não dependem de baterias.

É super válido estudar os mapas. Portanto, comece uma coleção de mapas de seus sites favoritos e não ficará refém da tecnologia caso ela te deixe contando estrelinhas.

Água, água e água

Sempre leve bastante água. Água é vida. Com temperaturas elevadas, próximas ou superiores a 30 graus, nunca carregue menos de um litro e meio.

Verifique antes de sair se todos têm água suficiente ou você acabará bebendo muito pouco, dando-a a pessoas descuidadas.

Cuidado com os coaches

Sempre tem uns experts por aí. Filtre o que você ouvirá. Pessoas que realmente têm experiência vão te dar os melhores conselhos sobre como se comportar.

Os experts tem o costume de se gabarem, mostrar o quanto sabem. Você pesca na hora quem é quem. Os que você deve escutar te explicam quais caminhos escolher e qual o melhor material, sem que você precise buscar reconhecimento ou tentar construir sua autoestima. Pode ter certeza, rapidamente você descobrirá quem são os verdadeiros especialistas. E fica a dica: não é a maioria, tá?

+ confira também: O que fazer quando perder o celular em uma viagem?

Foto destaque: visualsofdana /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.