Conselhos essenciais para o primeiro camping – Como não se meter em roubadas

Acampar é um prazer que somente quem pratica conhece. Entenda por acampar sair de casa, com uma mochila e seus utensílios de camping e dormir dentro da sua barraca durante a noite.

Nestas dicas elencadas abaixo não está incluído o sistema “cigano” de acampar, o qual é ir de carro a um lugar, armar a tenda com lona e levar para o seu conforto televisão, rádios, fogões, camas, etc.

Não, embora esta modalidade não seja essencialmente acampamento, o foco do artigo é o camping de barraca e trekking. É também foco deste artigo, servir de linha guia para a iniciação em uma atividade que possui várias disciplinas e exige vários conhecimentos.

Portanto, se você está planejando começar a acampar, ou mesmo foi chamado por alguns amigos entusiastas da desta prática, veja as dicas abaixo para não se meter em roubadas ou se arrepender depois. Acampar é uma atividade simples, mas que toda escolha errada a torna insuportável.

Saia de casa com o mínimo

No momento que estiver arrumando sua mochila (porque não imagino ninguém acampando de mala de rodinha) procure separar somente o essencial.

Não se baseie em nenhum filme americano, muito menos novelas e séries brasileiras para selecionar o que levará. Se a sua inspiração as séries de sobrevivência, todas de qualidade duvidosa e realismo relativo, jé começaram errados.

Pergunte aos seus amigos como serão as atividades e, desta maneira, imagine o que seria essencial para cada uma delas. Evite adaptar, muito menos improvisar, se você não vivenciou uma realidade de camping.

Por isso se não tiver canivete, não leve o conjunto de facas da sua cozinha, muito menos um jogo de chaves de fenda e alicates. Este tipo de escolha apenas irá ocupar o espaço da sua mochila com itens supérfluos e pesados.

Mochilas apropriadas para atividades apropriadas

Sabe aquela mochila “irada” e fashion que você usa para ir ao shopping center da sua cidade, ou para ir ao seu trabalho? Muito provavelmente ela não terá a capacidade de uma mochila adequada para um camping. Em geral mochilas urbanas têm de 25 a 30 litros. Não são mochilas indicadas para ir a um trekking ou camping.

Observe que identifica rapidamente quem não está preparado para um camping quando na sua mochila há uma imensidão de coisas penduradas na parte externa e está explicito que está abarrotada de coisas.

Por isso quanto menos mochilas levar para um acampamento, melhor. Neste aspecto fica um conselho bom a você: antes de se preocupar em investir em uma barraca para um camping, preocupe-se primeiro em adquirir uma mochila apropriada.

Uma boa mochila para uma atividade de camping de final de semana deve ter aproximadamente 50 litros.

Um equipamento com esta capacidade garante a você conforto na caminhada do seu meio de transporte até o local de camping sem comprometer suas costas.

Deixe a sua mochila companheira das suas atividades urbanas para as suas aventuras na cidade. Para saber como montar a sua mochila para um trekking ou camping acesse artigo exclusivo aqui.

Barracas

Se você está indo acampar com alguém que já é experiente na atividade, opte por compartilhar a barraca com ela. Caso não seja possível, por qualquer que seja o motivo, peça emprestado a ela (que em teoria é experiente) alguma para você.

Nunca, mas nunca mesmo, improvise um equipamento inadequado para a montanha como barraca. Portanto resista à tentação destas barracas descartáveis que vendem em supermercados, ou até mesmo estes modelos “geniais” que são montadas em três segundos.

Estes modelos são excelentes para você acampar no quintal da sua casa, mas são péssimas para acampar em um lugar que fique mais longe que 5 metros da sua cozinha.

Quer identificar alguém que não usou o bom senso no momento de ir acampar? Repare nos modelos destas barracas “calcinha” (largamente vendidas em supermercados) ou as que se armam em três segundos, e identificará rapidamente quem não está preparado para um camping.

Se quiser comprar uma barraca, escolhendo o melhor modelo e se afastar da possibilidade de arruinar o seu passeio, acesse artigo exclusivo aqui.

Saco de Dormir + Isolante

Se está indo acampar e pretende levar um colchão inflável, pense novamente. Este tipo de equipamento parece tentador a quem tem medo de dormir em local que não seja a própria cama.

Mas quem opta por este tipo de “conforto” esquece quase sempre de que é um item MUITO pesado para levar na mochila, fica implícito o uso de um inflador e, claro, trabalhoso de esvaziar e guardar.

Existem pessoas que levam cobertores e roupas de cama para o pernoite.

Este tipo de escolha apenas acrescenta mais peso a se carregar.

Por isso um campista de verdade opta sempre por usar um isolante térmico e um bom saco de dormir.

Quem é acostumado a acampar já sabe de antemão a previsão do tempo e, por isso, se prepara adequadamente com o tipo de saco de dormir levado e o seu isolante térmico preferido.

Se quer saber como escolher um isolante térmico acesse aqui para artigo completo.

Da mesma maneira, acesse artigo completo para escolher do saco de dormir aqui.

Pense para escolher o lugar de acampar

Um dos maiores segredos do campista é saber o melhor escolher de armar a barraca e aproveitar a atividade.

Portanto verifique a existência de um lugar plano, sem pedras (grandes ou pequenas), seco (longe de poças d’água ou charques) e qual a incidência do vento e, se possível, protegido da chuva.

Evite sempre ficar acampado próximo (fique mais distante mais de 50 metros) da margem de lagos e rios.

Para saber como armar as barracas de maneira apropriada, leia artigo exclusivo aqui.

Iluminação

Sabe aquela lanterna militar, que utiliza várias pilhas e, por isso, é muito pesada? Pois é, ela não é indicada para você fazer camping. Ela é excelente para ficar em casa, chalés e bungalows.

O mais indicado para um camping é uma headlamp: leve, versátil e, na maioria das vezes, confiável. Por isso junto de seu equipamento de camping tenha uma headlamp sempre carregada.

Geralmente em acampamentos não há iluminação ou, em alguns casos, nos campings estruturados após certo horário as luzes são desligadas.

Para escolher corretamente a sua headlamp, leia artigo exclusivo aqui.

Fogareiro

Se você pretende cozinhar na sua atividade de camping, verifique se o local onde pernoitará possui cozinha. Se não houve, prepare-se para levar um fogareiro e panelas.

Verifique antes que tipo de lugar ficará, pois dependendo do modelo de fogareiro, não funcionará corretamente. Fatores como temperatura, altitude, vento e chuva influenciam na escolha do fogareiro.

Mesmo que já tenha um fogareiro excelente que seu amigo lhe emprestou, procure testá-lo em sua casa antes da sua atividade. Procure dominar o seu funcionamento.

Para saber que tipo de fogareiro utilizar no seu camping, leia artigo exclusivo aqui.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.