Conselho Executivo do COI aceita proposta para Paris 2024 de novo formato olímpico de escalada

O Conselho Executivo do COI aceitou a proposta de novos esportes para os Jogos Olímpicos de Verão de 2024, que será realizado em Paris, e apoiou a recomendação de incluir escalada esportiva, breakdance, surfe e skate como novos esportes. “Todos esses quatro esportes propostos estão claramente de acordo com a Agenda Olímpica de 2020. Eles contribuem para tornar o programa dos Jogos Olímpicos mais equilibrado, mais jovem, mais urbano e termos de gênero. Eles oferecem a oportunidade de se conectar com a nova geração”, afirmou o presidente do COI, Thomas Bach.

Bach também afirmou que “enquanto se aguardar o resultado da sessão do COI de 24 de junho, é importante salientar que os esportes serão incluídos provisoriamente. A decisão final deve ser tomada apenas no final de 2020”. De acordo com Tony Estanguet presidente do COL de Paris 2024, os novos esportes fomos guiados por três princípios: sustentabilidade, diálogo com os jovens e modalidades que refletem a identidade de Paris 2024. Breakdance e escalada esportiva apareceram como eventos de medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires 2018, enquanto o skate, escalada esportiva e o surfe farão sua estreia no programa olímpico de Tóquio.

Pela nova proposta, a contagem de atletas de escalada esportiva aumentaria de 40 em Tóquio para 72 em Paris. Desta maneira haveria o aumento do número de medalhas e contagem de atletas. Para a escalada o comitê propôs dividir atletas e medalhas da seguinte forma:

  1. Velocidade (16 homens + 16 mulheres) (ouro, prata, bronze)
  2. Vias guiadas/ boulder (combinados) (20 homens + 20 mulheres) (ouro, prata, bronze)

O comitê organizador de Paris 2024 espera que 248 atletas participem dos Jogos nos quatro esportes adicionais, encaixando no limite de 10.500 atletas estipulado pelo COI.

A proposta será apresentada à 134ª Sessão do COI no dia 24 de junho em Lausanne, Suíça. Caso seja aprovada, a escalada esportiva será exibida nos Jogos Olímpicos de Verão pela segunda edição consecutiva.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.