Conselho Consultivo da Gruta Rei do Mato é oficializado e escalada fica perto de ser autorizada

Foto acima: http://rocksupplier.blogspot.com.br/

Um dos grandes centros de escalada esportiva em rocha calcária, a Gruta Rei do Mato localizada no município de Sete Lagoas-MG deu mais um grande passo para ter a escalada autorizada no local.

As escaladas na Gruta Rei do Mato foram suspensas após o local ter sido declarado Unidade de Conservação de Proteção Integral em 2009.

Os conselhos consultivos nas unidades de conservação são instrumentos para garantir o relacionamento entre a sociedade e as mesmas.

A FEMEMG (Federação de Montanhismo e Escalada de Minas Gerais) já havia conseguido uma vaga de titular no conselho e considera que há forte possibilidade de ser ouvida nas decisões da gestão, além de ter espaço para expor necessidades e, consequentemente, lutar pela reabertura dos acessos para a escalada e o montanhismo.

No caso da Gruta Rei do Mato, a AME (Associação Mineira de Escalada), que faz parte da FEMEMG, mantém as negociações para reabertura do local desde que foi fechado em 2009.

A formalização do conselho consultivo indica que legalmente a unidade de conservação está andando para frente e a FEMEMG espera em breve selar a volta da escalada para a Gruta Rei do Mato.

O passo para a liberação da Gruta Reido Mato é um resultado de muita conversa da AME com o IEF e recentemente a FEMEMG foi convidada a participar do conselho consultivo de algumas Unidades de Conservação, o que já mostra a disposição do próprio IEF de regulamentar e incentivar o montanhismo nesses locais.

Participaram desta passo para a liberação da Gruta Rei do Mato Caca, Lugoma e Pedrinho (que começaram todo o processo das negociações há alguns anos) além de Fabíola Delaretti, Ricardo Ribeiro e Henrique Barcelos que correram atrás dos trâmites e se disponibilizaram a representar a nossa comunidade no conselho.

Para saber um pouco mais dos conselhos em unidades de conservação acesse http://www.icmbio.gov.br

Colaborou com este artigo Rafael Gribel

Foto: Gustavo Baxter

Foto: Gustavo Baxter

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.