Conheça os principais segredos para dormir bem em um camping

A falta de sono ou a dificuldade para dormir bem, diminui a capacidade de concentração durante o dia, podendo provocar também alterações de humor. Não é segredo para ninguém (ou pelo menos não deveria ser) que dormir é relaxante e ainda faz bem para a saúde.

Enquanto se dorme acontecem diversos processos metabólicos no organismo, como a consolidação da memória, manutenção da homeostase (propriedade do organismo de permanecer em equilíbrio mesmo quando ocorrem mudanças radicais no meio externo), reparação de tecidos, regulação da temperatura corporal e produção de hormônios.

Entretanto, algumas pesquisas científicas apontaram que a dificuldade para dormir afeta de 10 a 30% dos adultos ao menos uma vez por mês. Este número tende a subir consideravelmente quando se acampa, pois está fora do ambiente natural o qual a pessoa está acostumada a dormir. Portanto no momento de dormir em um camping, pode depender mais de estratégia do que propriamente a “quantidade” de sono que se sente.

Escolha o equipamento certo

Foto: http://wildernessmastery.com

Ao se dispor a dormir em um camping, deve-se também estar preparado adequadamente para isso. Por preparado entenda como bem equipado. Quando mais se improvisar no trekking e no camping, pior será a qualidade de seu sono. No momento que tiver um sono ruim ou não dormir, toda a atividade do dia posterior fica comprometida. Por isso, a preparação do sono começa com a escolha dos equipamentos para dormir.

A escolha do saco de dormir (que deve ter temperatura de conforto para a mínima aponta pela previsão do tempo para o lugar que vai acampar) e do isolante térmico (que deve ser da espessura adequada para o clima que irá enfrentar) são determinantes para uma boa noite de sono.

Portanto, é boa prática verificar os zíperes do saco de dormir e se o isolante estiver em bom estado. Para quem optar por usar um isolante inflável, deve verificar se este possui algum furo ou problema na válvula.

Escolha o local ideal e tranquilo

Foto: https://www.digitaltrends.com

Ao escolher o lugar de dormir, estamos determinando a qualidade de sono que teremos. Dormir próximo de onde incide o sol, ou seja passagem de pessoas, ira prejudicar o seu sono no “melhor horário”, que é bem de manhã quando está com o “friozinho gostoso”.

Entenda por “melhor do sono” a fase REM, que é a fase que o corpo consegue realmente relaxar e na qual a taxa de renovação cerebral é maior.

Procure também um local plano e, preferencialmente, sem pedras para dormir. Antes de estabelecer o local onde dormir, verifique onde estão os barulhos e barulhentos do lugar que estiver dormindo. Esta busca por “perturbadores do sono” facilita para uma boa noite. (Conheça lindas mensagens de boa noite whatsapp no site mixfrases)

Horário de comer e dormir

Foto: http://altitude-blog.com

Não se deite logo que comer, porque isso prejudicará a qualidade do seu sono. Por isso, há uma regra não escrita de que não se deve jantar depois das 22:00.

Além disso, tenha em mente que a qualidade de sua alimentação influencia diretamente na qualidade do seu sono. Por isso procure fazer refeições mais leves antes de dormir, pois entrar no saco de dormir com aquela sensação de “estômago pesado” faz com que peguemos no sono com muito mais dificuldade.

Além disso, evite ingerir cafeína (de café, chás, refrigerantes ou energéticos) no período de 4 horas antes de ir dormir.

Para refúgios use tapa ouvidos

Existem pessoas que possuem sono pesado e nada as incomoda. Porém, há pessoas que possuem sono leve e ao menor ruído, acaba acordando. Por isso que no momento que alguém começa a roncar ao lado, pode incomodar imensamente algumas pessoas. O melhor remédio é usar uns protetores auriculares ou protetor de ouvido (conhecido popularmente como tapa ouvido). Existem os tipos longos, grossos, finos, de espuma, de silicone, de cera de parafina e para canais mais sensíveis.

Dormir com protetores auriculares não faz mal desde que você sempre mantenha seus ouvidos limpos (portanto, sempre os mantenha limpos). Se o usuário tiver alguma infecção ou bactérias, o uso dos protetores pode piorar. Existem dois tipos de protetores auriculares: os de espuma e os moldáveis (de silicone ou cera de parafina).

Para camping os modelos Slim Fit (marca Macks) ou Dreamgirl, são modelos de espuma nos quais a pessoa insere no canal auditivo e tem o nível de proteção médio de 29 e 30 Dbs. Caso a pessoa não goste de um protetor de espuma, recomenda-se o uso de modelos de silicone ou cera de parafina. Vale a observação que a diferença de tamanho de um protetor de 29 Dbs para um de 33 Dbs é bem significativa.

Antes de dormir evite

Evite ler por muito tempo em seu celular, ou telas de tablet ou computador. Pesquisas mostram que a luz azul do celular, do computador e da televisão podem interromper a produção de melatonina, conhecido como o hormônio do sono.

Além disso, procure não beber grandes quantidades de álcool, isso prejudicará ou interromperá seu ciclo natural de sono. Preferencialmente evite destilados a todo custo e se for ingerir algum produto alcoólico, opte por baixas quantidades de fermentados. Entretanto, pesquisas apontam que o consumo de álcool antes de ir dormir pode interromper o sono REM, mais tarde durante a noite. Tente eliminar todas as bebidas alcoólicas, pelo menos, três horas antes de ir se deitar.

As escolhas das suas roupas podem te ajudar a dormir melhor. Nos dias mais quentes, opte por roupas leves e de algodão (se possível, claro).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.