No Brasil o dia dos namorados é dia 12 de junho, diferentemente de todo o resto do mundo que comemora a data 14 de fevereiro. O motivo é a comemoração da véspera do dia de Santo Antônio de Lisboa conhecido pela fama de “Santo Casamenteiro”. O motivo, segundo historiadores, surgiu no comércio paulista quando um publicitário apresentou a ideia (trazida do exterior) aos comerciantes locais. Inicialmente testada em 1949 com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor” (para vender mais produtos, claro!).
Pelo volume de vendas que causou, a iniciativa se expandiu pelo Brasil. Há quem acredite que a data em fevereiro coincidiria com o carnaval, que é um período no qual o foco das pessoas passa longe do romantismo.
Apesar de marqueteiros e publicitários se esforçarem muito, agradar o(a) namorado(a) não necessariamente têm de ser com presentes. Há muito mais em jogo para poder ostentar a patente de namorado(a) e quem tem, ou já teve, um relacionamento sério sabe disso.
Por isso a lista abaixo serve para que, no caso de dúvida, servir de parâmetro de escolha para quem está na dúvida de saber se vale a pena um(a) namorado(a) montanhista.
Os motivos abaixo também são muito úteis para a escolha de amigos.
Aventura é estilo de vida
Quando a pessoa tem na alma o desejo de ser montanhista, a palavra aventura resume bem a sua personalidade.
Não há tempo ruim ou oportunidade perdida para uma atividade na montanha. Caminhadas, trekkings, hiking, escaladas, etc. Tudo é motivo para colocar os itens necessários na mochila e encarar a aventura. Afinal a vida é muito curta para ser pequena e desperdiçada na cidade.
Por mais que baladas, festinhas, séries de TV, ou qualquer outro compromisso cotidiano apareça, a prioridade e alguém que tem a aventura na alma é bem diferente de quem tem a própria casa como refúgio e não como moradia.
O armário de uma pessoa que vive na expectativa de uma boa aventura possui muito mais quantidades de botas e tênis que sapatos sociais, jaquetas Gore-Tex que blazer, mochilas que malas de rodinha.
Menos stress
Repare como alguém que regularmente está praticando atividades na montanha: ele(a) é sempre menos estressado que as outras pessoas. Não confunda ser sorridente a tudo. Entenda como alguém que sabe em breve estará na montanha entrando em sintonia consigo mesma.
Não há preocupação excessiva com carreiras, boletos, sapatos, ternos, vestidos, carros, etc. A prioridade é estar na montanha e, para isso, não se estressar muito.
Topa tudo
Para qualquer atividade, um(a) namorado(a) montanhista topa tudo: trekking, hiking, travessias, canoagem, corrida de montanha, escalada esportiva, safári fotográfico, etc. Basta convidar.
Namore uma pessoa montanhista, porque ele(a) irá à montanha com você, pois para a praia qualquer um(a) vai.
Sabe se virar
Um(a) namorado(a) que é outdoor de verdade sabe se virar em qualquer circunstância. Não há frescura em excesso nem apego à confortos desnecessários. Até mesmo ir ao banheiro, não há constrangimento, pois a pessoa sabe ser independente.
Montanhista sabe que dependendo do tamanho da sua independência, o desfrute da atividade é proporcionalmente maior.
Não tem medo de sujar-se
Um(a) namorado(a) montanhista não tem nenhuma frescura em ficar sujo de terra, barro, poeira e outros materiais pulverulentos (alguns até não identificados). Tudo isso faz parte da atividade e não tem tempo rum, afinal está na montanha e, por isso, que lugar melhor poderia estar?
Não há, por isso, frescura com sujar uma camiseta preferida, enlamear a calça recém comprada ou empoeirar as botas. Tudo faz parte de uma pessoa que é montanhista de coração e alma.
Respeita a natureza
Por gostar tanto de estar fazendo qualquer atividade na montanha, naturalmente a pessoa sabe respeitar a natureza. Seja na cidade ou na montanha, nunca joga lixo no chão, colabora com a limpeza do lugar e procura deixar tudo da mesma maneira que encontrou quando chegou.
É fácil identificar uma pessoa assim quando em vários momentos ele(a) irá parar, respirar fundo com os olhos fechados para aproveitar pequenas coisas como o ar puro, os raios de sol, o canto dos pássaros, e todas as outras sensações que a natureza proporciona ao montanhista.
Não é sedentário(a)
Para ir á montanha é necessário sair do sofá, e isso é um fato.
Para conseguir render bem na atividade de montanha é necessário estar em boa forma, mas não necessariamente ser atleta. Para isso tem de ser ativo sempre e evitar que o sentimento de sedentarismo tome conta dos pensamentos.
Estar com uma pessoa ativa tudo fica melhor: caminhar, andar, conversar e, claro, namorar.

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.
EXCELENTE TEXTO!!!
Quem escreveu sabe o que é ser aventureiro, ter sangue de explorador e saber curtir o melhor da vida.
Não poderia ter uma descrição melhor. Muito bom!