Conheça os 10 refúgios de montanha mais famosos da Europa

Você sabe, de fato, o que é um refúgio de montanha? É uma espécie de chalé construído por quem administra e monitora uma região montanhosa e é destinado ao pernoite de montanhistas que realizam travessias e escaladas. Tecnicamente são considerados abrigos de emergência a praticantes de atividades de montanha e, portanto, o objetivo é prover proteção durante pouco espaço de tempo. Não é destinado à moradia duradoura.

As administradoras dos refúgios de montanha têm entregado o trabalho de design nas mãos de talentosos arquitetos. Estes profissionais aproveitaram a oportunidade de dar uma nova cara para a paisagem de montanha e tornarem-se uma atração à parte da atividade de montanha. Abaixo estão os mais modernos, em termos de design e arquitetura, do continente Europeu.

Nuovo bivouac Gervasutti – Itália

O  refúgio de montanha conhecido como bivouac Gervasutti fica a 2.835 m na Itália e pertence ao  CAI Turim. O primeiro foi construído em 1948 e teve reconstruções em 1961 e 2011.

Cabane de Bertol – Suíça

O Cabana de Bertol é um refúgio de montanha pertencente ao Clube Alpino Suíço situado no cantão do Valais na Suíça a 3.311 m de altitude.

Bivouac Luca Vuerich – Itália

O Bivouac Luca Vuerich foi construído em 2012 nos Alpes Julianos (subcordilheira dos Alpes que se estende do nordeste da Itália até à Eslovênia), e é dedicado à memória do alpinista Luca Vuerich, que morreu em uma avalanche em 2010.

Winter Cabin Kanin – Eslovênia

O refúgio de montanha Kanin possui design futurista e está no cume do Monte Kanin (2.587 m), na Eslovênia. O projeto é ecologicamente correto e foi construído em 2017.

Shelter Alpine – Eslovênia

O Shelter Alpine possui estrutura com design inovador e acomoda até 8 montanhistas. O refúgio possui 12 metros quadrados  e está localizado nas encostas do Monte Skuta (2.532 m)  nos Alpes Kamnik-Savinja (cordilheira dos Alpes que se encontram nas regiões da Caríntia da Áustria e uma parte na Eslovênia).

Le Refuge du Gouter – França

O refúgio Gouter está a 3.835 m de altitude foi reconstruído em 2015 e é projetado par aguentar rajadas de ventos de até 200 km/h. Esta estrutura futurista possui capacidade para até 200 pessoas.

Solvay Hut – Suíça

O refúgio Solvay está localizado no Matterhorn (4.478 m), talvez a montanha mais conhecida dos Alpes depois do Mont Blanc,  e é um dos mais icônicos dos Alpes Suíços.

Grands Mulets Cabin – França

O abrigo Grands Mulets Cabin é muito popular entre os alpinistas franceses que fazem peregrinação ao local na primavera. O motivo é bem simples: é a parada perfeita para quem sobe o Mont Blanc de ski.

Refúgio Ledormeur – França

O refúgio Ledormeur foi construído por George Ledormeur em 1926 e possui aquecimento por painéis solares! No verão, é facilmente acessível após uma pequena caminhada de 2h30. O refúgio fica nos Altos Pirineus.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.