Com o objetivo de estimular a formação dos jovens de Resende-RJ, cidade a 140 km da capital do estado, os membros da empresa Montanhas do Itatiaia, que atua no mercado desde 2013, criaram o Projeto Jovem Montanhista. O projeto é um trabalho sócio ambiental que vem ganhando destaque dentro da comunidade de montanhismo do estado.
Para os membros do projeto a democratização do acesso à prática de montanhismo, escalada, trekking e slackline, é capaz de criar cidadãos autônomos, críticos e participativos com a sociedade. Resende, que faz divisa com os estados de São Paulo e Minas Gerais e possui aproximadamente 120.000 habitantes, fica nas proximidades do Parque Nacional Itatiaia além de estar em plena Serra da Mantiqueira o que, naturalmente, concede à cidade uma cultura de montanha singular.
Por isso a entidade procurou trabalhar, neste semestre, com 40 jovens de escolas públicas do município com idades entre 12 e 18 anos.
A metodologia do Projeto Jovem Montanhista três alicerces conceituais: Experiência Estética (John Dewey), Construtivismo (Jean Piaget) e Quatro Pilares da Educação (Jacques Delors). Fazem parte da equipe que coordena o projeto Evandro Azevedo (sócio fundador), Ingrid Coelho (sócia fundadora), Georgia Martins (produtora executiva e de campo) e Rosana Martins (educadora física).
As atividades são desenvolvidas no Centro Cultural Recreativo Resendense em Resende (CCRR) como uma extensão do turno escolar de segunda a quinta feira, das 13:30 h às 17:00 h (sextas feiras a atividade é realizada das 8:30 às 11:00 h).
Algumas das atividades exercidas no trabalho sócio ambiental estão:
- Visitas às montanhas do Parque Nacional do Itatiaia e Parque Estadual da Pedra Selada
- Incentivo à participação em eventos socio-ambientais e culturais
- Rodas de conversa com temas voltados à realidade do público participante
- Jogos pedagógicos cooperativos
- Treinos funcionais
- Atividades de sensibilização e formação pela prática do montanhismo
Além das atividades fixas semanais, que incluem a escalada em um muro de escalada, acontecem encontros extras, organizados esporadicamente pelos administradores do projeto, aos sábados ou domingos.
Para saber mais do projeto: http://www.montanhasdoitatiaia.com.br
Evandro é Ingrid, excelentes guias.