Conheça “Huella De Glaciares”: O 1º trekking de dupla nacionalidade da Patagônia

A temporada de montanhismo na Argentina e Chile a partir da primavera começa a entrar em ebulição. Quem leva a sério a atividade de trekking sempre pensa em realizar algum na Patagonia. Para quem se perguntava se seria possível realizar um trekking na região que cruzasse os dois países, já há uma opção: “Huella De Glaciares”.

Por muito tempo engavetado, por questões diplomáticas e de fronteira em uma região disputada entre os dois países, o trekking “Huella De Glaciares” propõe viajar pela reserva provincial Lago del Desierto, a 37 quilômetros de El Chaltén e conectará Villa O’Higgins, no Chile.

Huella De Glaciares

Huella De Glaciares – Glaciar Marconi

O projeto turístico foi aprestado pela Secretaria de Turismo de Santa Cruz em setembro e é semelhante à “Huella Andina”, que existe no norte da Patagônia argentina. O trekking “Huella De Glaciares” tem previsão para ser implementado na temporada 2019/2020. Ao todo serão de sete etapas que estarão ligadas e permitirão aos praticantes de trekking poder ver vários glaciares.

Durante a apresentação do projeto à imprensa local, a secretária de Turismo de Santa Cruz, Valeria Pelliza, afirmou que “será o primeiro trekking binacional na Patagônia. Ele conectará Villa O’Higgins, que é o último ponto da estrada sul do Chile, com El Chaltén“. “Chegamos a acordos com representantes do setor privado vinculados à atividade turística em Villa O’Higgins, que mostraram grande interesse em avançar no projeto e fazer melhorias nessa área“, completou a secretária de Turismo de Santa Cruz Valeria Pelliza.

Huella De Glaciares

Huella De Glaciares

Huella De Glaciares – Glaciar O’Higgins

A área contemplada pelo “Huella De Glaciares” é considerada especial por causa de sua floresta nativa e grandes atrações naturais, como montanhas íngremes, glaciares, rios, lagoas e vales arborizados.

Para poder realizar a experiência completa, serão necessários no mínimo 8 dias, mas as possibilidades de trajetos, assim como todas as combinações, podem ser planejadas livremente pelo turista. No trekking há seções que podem ser feitas a cavalo ou apenas a pé.

Huella De Glaciares

Huella De Glaciares – Glaciar Huemul

A primeira seção da caminhada se chama Glaciar Grande e tem vista para o Cerro Torre (3.128 m). A segunda etapa é possível observar o Fitz Roy (3.359 m), a terceira passa pelo Glaciar Piedras Blancas, a quarta pelo Glaciar Marconi, a quinta pelo Glaciar Huemul, a sexta passa por Candelario Mansilla e a sétima e última etapa no Glaciar O’Higgins. O trekking não consiste em setores com declives ou declives íngremes.

O planejamento da Secretaria de Turismo de Santa Cruz é disponibilizar o trekking para novembro de 2019. De acordo com informações oficiais, diferentes serviços que estarão ao longo do caminho, como acomodação, transporte e alimentação.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.