Conheça as 5 principais maneiras de evoluir como escalador

Começar qualquer atividade é iniciar em algo que está longe de sua zona de conforto. Tudo é novo, nenhum conceito é dominado internamente e, claro, deve-se estar atento a aprende-los de maneira correta.

Na escalada muito se fala de evolução, mas na maioria das vezes deturpa-se o significado desta palavra. Uma evolução propriamente dita remete para o aperfeiçoamento, crescimento ou desenvolvimento de uma pessoa em relação a alguma coisa. Há escaladores que declaram que a evolução é diretamente, e unicamente, proporcional ao grau de dificuldade escalado.

Entretanto, esta ideia é um sofisma, um argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir uma ilusão da verdade. Na verdade evoluir na escalada é um conjunto de fatores muito maiores que somente medidos pelo grau de dificuldade escalado.

Evoluir no esporte é a uma alteração progressiva a um estado final, onde há uma espécie de superação e progressão. Na escalada, como vários aspectos da vida, o importante é a transformação positiva do indivíduo. Imaginar que somente um fator, a dificuldade do grau escalado, é o determinante para a evolução é possuir uma visão limitada de todo o processo.

Procure ter pluralidade de ideias

Na escalada, para evoluir, é necessário ter uma espécie de “facilitador”. Mas muitas vezes há muito mais os “criadores de regras”, do que propriamente alguém que ajude a desenvolver no esporte. Por isso, o mais comum é ver pessoas aprenderem técnicas erradas, conceitos deturpados e opiniões equivocadas por terem convivido com estes mesmos “criadores de regras”.

A evolução da escalada passa pelo conceito básico de pluralidade. Neste caso, são as diversas hipóteses disponíveis para solucionar determinada situação. Lembrando que há várias pessoas, de vários círculos sociais, praticando a escalada, por isso há vários tipos de manifestações culturas e tradições diferentes. Nenhuma é 100% dona da verdade.

Tornando a escalada um esporte monocultural, onde somente pessoas de um mesmo grupo não aceitam pensamentos diferentes, existirá restrições quanto a liberdade de expressão de outras culturas e tradições estrangeiras, havendo até mesmo perseguições.

Tudo isso por não seguir uma linha de pensamento rígida e imutável. A partir disso há a conhecida perseguição a veículos de comunicação e grupos sociais, apenas por pensar diferente ou por apontar caminhos diferentes.

Para aceitar a pluralidade de ideias não precisa ser praticante de um determinado estilo, já que esta é considerada uma filosofia e não uma definição imutável de algo que não conhece. Portanto lembre-se daquele ditado que diz que “o que o indivíduo X fala sobre o indivíduo Y, revela mais sobre o indivíduo X do que sobre o indivíduo Y“.

Não tenha medo de aprender sozinho

Seja você um principiante aprendendo a amarrar nós básicos, ou um escalador mais avançado procurando maneiras de melhorar sua técnica ou expandir sua habilidade de escalar, existem muitos livros e vídeos e recursos on-line em sites que se dedicam a publicar artigos técnicos escritos por quem disseca o conteúdo com qualidade. Estas fontes de informação podem ajudar.

Para obter instruções, dicas de treinamento e especialistas, procure verificar a longevidade do veículo, a data de publicação de um livro e até mesmo a formação acadêmica formal de algum conselheiro.

Nunca pense que você é mais inteligente que as outras pessoas, ou que o mundo todo está errado e você certo. Este é o primeiro indício de uma pessoa que possui um senso de superioridade ilusória. Pessoas que sofrem deste tipo de distúrbio mental, alimentado pela baixa auto estima, geralmente procuram mais atacar e criticar do que analisar e aconselhar.

Portanto, para aprender sozinho, procure ter em sua casa uma pequena biblioteca para referência. Além disso, sempre mantenha nos seus favoritos os principais artigos técnicos a respeito de algum assunto. Não leia para ostentar algum conhecimento, ou mesmo para ficar discutindo como dono da verdade. Nestes conteúdos procure aprender de verdade. Conhecimento de qualidade é a única coisa que ninguém nunca tira de você.

Uma outra dica interessante é investir em leituras de perspectivas históricas sobre escalada. Compreender o passado do esporte que pratica ajudará a entender o presente e analisar o seu futuro.

Contrate um profissional

Uma outra maneira de aprender habilidades importantes e ampliar sua experiência de escalada é contratar um guia certificado para que te leve a alguns lugares. Mesmo se estiver lendo e assistindo a vídeos instrutivos por conta própria, receber instruções de um especialista pode ajudar a eliminar maus hábitos.

O custo de contratar um guia certificado pode parecer alto, mas as consequências também são altas, se não estiver na companhia de alguém que já teve a sua competência avaliada.

Cada país possui uma entidade de classe responsável por certificar um profissional de escalada e montanhismo. Esta certificação serve para dar a devida credibilidade de que a pessoa domina os conceitos básicos de segurança e responsabilidade civil.

Pagar a uma pessoa somente porque é autointitulada “guia de montanha”, somente baseado em experiência no esporte, é arriscar a sua integridade física. Pode ser que nada aconteça, mas pode ser que chegue até mesmo a abandonar o esporte. Mas não somente guias de montanha, mas também profissionais que ministrem treinos e avaliação de sua escalada em si.

Um profissional de educação física saberá dosar seus primeiros treinamentos à sua condição física. Quase 90% das lesões em treinamento de escalada em iniciantes, é devido a conselhos de pessoas não profissionais e baseada em conhecimentos empíricos. Somente porque alguém é escalador de um determinado grau de dificuldade, não chancela que tenha conhecimento técnico em treinamento de escalada.

Optando por profissionais no universo da escalada e do montanhismo, também lhe ajudará ter um conhecimento mais vasto a respeito de vários aspectos da escalada.

Conecte-se com sua comunidade local

Somos sociais, queremos viver em grupos, ter amigos para conversar, dialogar sem interesses, apenas opiniões ou mesmo conversas evasivas, isto faz parte do íntimo de cada um. Procure não ficar conversando somente via aplicativos de conversas, mas ter contato real com as pessoas.

Pela internet, muitas pessoas falam assuntos e coisas que não têm coragem de falar ao vivo.

Por isso mesmo que os encontros de escalada, quando são devidamente divulgados na mídia, são importantes para que também aprenda um pouco sobre o esporte. Como dito aqui, as reuniões de escaladores conhecidas como

Aberturas de Temporada são ferramentas úteis para isso: reunir escaladores, formar parcerias, difundir conhecimento e, principalmente, fazer parte da sociedade.

Quanto mais escaladores se esconderem, serem antissociais e ficarem ofendendo uns aos outros por grupos de aplicativos de conversas de smartphone, serão cada vez mais um bando de indivíduos dividindo o mesmo espaço e cada vez menos um grupo coeso e respeitado.

Faça um curso

Fazer um curso, ou mesmo um workshop, pode ter dois benefícios: aprender novas habilidades e técnicas e também conectar com outros escaladores, com quem pode ficar em contato mesmo depois do evento.

Os cursos são oportunidades únicas de ter contato com um conteúdo de qualidade desde que, claro, com profissionais reconhecidos. Os cursos podem parecer caros à primeira vista, mas deve ser visto como investimento em conhecimento e segurança no futuro.

Fique atento também a um engano um pouco comum a quem inicia: Apenas fazer uma montanha de cursos, sem houver estudo, prática e constante reciclagem, não fará de de você um escalador completo. Para isso é necessário constantemente estudo e atualização em artigos técnicos. Da mesma maneira que no seu trabalho, no qual deve estar sempre aprendendo mais coisas, a escalada funciona da mesma maneira.

Não se engane que os escaladores e guias profissionais sabem tudo. Até os profissionais devem estar continuamente aprendendo. Por isso, verifique também se o seu instrutor faz cursos de reciclagem e aperfeiçoamento. Este tipo de investigação dará a você a noção exata do quanto ele se preocupa com a profissão e com os alunos.

There are 2 comments

  1. SIDNEI CAPONI

    Corroborando e partes com o texto , no caso que a experiencia vale muiiito ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

    Corroborando em partes com o texto ,pois a experiencia vale muito . Na região temos guias formados certificados mas não sabem nem escrever direito quanto menos uma faculdade de educação física , e neste aspecto muitos pelo Brasil são assim . Particularmente não conheci nenhum formado em educação física que fosse bom guia ,instrutor de qualquer aérea a não ser bacharelado em educação física e ministrar aulas em escolas e ao mesmo tempo alguns guias que conheço certificados não estao aptos a dar boas aulas pois já ocorreram acidentes com os mesmos , usam drogas e por ai vai , e estao cheios de certificações , mais importante, quer fazer qualquer esporte tenha força de vontade pesquise , treine muito e vá avançando gradativamente ,experiencia própria , comecei surfando sozinho desde os 6 , escalando a 15 anos ,desde este tempo conquistei muita coisa e muitos prêmios no surf , sem ter feito nenhuma aula ,ate porque na minha época não existia, com responsabilidade ,nunca me machuquei na escalada e curto bastante com a esposa , então é isso perseverança sempre.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.