Conheça a função de um analista de desempenho esportivo

Em resumo, um profissional responsável por analisar o desempenho de uma equipe ou de atletas individualmente. Este é o significado básico dado a este cargo.

Para os curiosos em entender um pouco mais deste crescente trabalho, enfim, conheça a função de um analista de desempenho esportivo.

Conheça a função de um analista de desempenho esportivo

Conhecido por uma maior relevância nos últimos anos, o analista de desempenho esportivo é cada vez mais enraizado na comissão técnica de uma equipe. Puxando para o futebol, Palmeiras é um grande exemplo do quanto este profissional pode agregar.

É bom esclarecer que o vídeo acima não é de um analista de desempenho puramente. No entanto, dá uma ideia do quão sério é e sua relevância para o desenvolvimento em qualquer esporte.

No geral, o profissional explora as particularidades da área em que exerce, dos grupos e dos atletas minuciosamente. Por conseguinte, entrega ao comandante, dentre os responsáveis por um grupo, os dados sobre evoluções, manutenções ou até declínios. Dentro dessa análise entra também as resoluções de como progredir determinado ponto coletivo ou individual.

A citação do profissional do Palmeiras não é a toa. Mesmo para os que não acompanham futebol, e esta temporada do Campeonato Brasileiro, assistindo ao podcast é de fácil compreensão um dos segredos do sucesso do grupo comandado pelo português Abel Ferreira.

Pois, a maneira de rotação no elenco, a entrega dos atletas em cada partida, apesar de tantos jogos na temporada, tudo isto tem explicações lógicas. Não são apenas discursos vindos do coração para incentivar o coletivo. Um trabalho bem feito desse profissional pode acarretar vitórias e conquistas de competições no esporte que for.

Qualitativas x quantitativas

Foto: Moresca Educacional

Foto: Moresca Educacional

A saber, o trabalho de análises reflete em dados qualitativos e quantitativos. No caso do qualitativo, trata-se de uma verificação exploratória da modalidade em questão.

O objetivo é aprofundar questões subjetivas envolvidas no jogo. Com a tecnologia cada vez mais essencial na área, esta é assiduamente utilizada para análise de imagens, movimentos entre outras maneiras de performances do respectivo esporte.

Análises essas que como dito antes, podem decidir um campeonato. Como no próprio futebol, em uma disputa de pênaltis, os analistas costumam passar instruções sobre canto preferido de cobrança das penalidades de cada adversário.

Obviamente, sem esquecer da análise quantitativa, pois nela há uma enumeração de todos os acontecimentos de uma partida. Dados colhidos, transformados em estatísticas e passados para uma forma em que se possa evoluir um determinado ponto e pronto. Perceba que qualitativas e quantitativas andam juntas nesse trabalho.

Competências de um analista

Por fim, alguns “requisitos” para tornar-se um analista de desempenho esportivo com bons trabalhos são: qualidades típicas como elevada capacidade crítica e de análise, bem como capacidades matemáticas.

Ademais, elevado conhecimento da área onde atua, capacidade de comunicação e boas relações interpessoais são algumas das habilidades importantes. Decerto, saber ouvir para adaptar o trabalho às necessidades, distinção entre dados importantes e irrelevantes, clareza na explicação e claro gostar de estatística.

Foto destaque: Luke Chesser | Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.