Conheça 3 métodos de limpar sem detergente equipamentos de cozinha em camping

Há uma extensa literatura sobre cozinha outdoor na internet. Quem tem o hábito de estar sempre acampando sempre lembra de uma receita que deixam todos satisfeitos durante a atividade. Logo após todo o preparo, como fica a tarefa de limpeza? Você costuma guardar tudo sujo, ou leva um recipiente com detergente para isso?

Saiba que o uso de detergentes, pode poluir o local onde você está acampando. Utilizar detergentes para a limpeza durante o seu camping em um trekking, é uma atitude pouco recomendável. Mas por que?

Porque os detergentes podem ter efeitos tóxicos em todos os tipos de vida aquática, se estiverem presentes em quantidades suficientes, e isso inclui os detergentes biodegradáveis. Todos os detergentes destroem as camadas externas de muco na pele do peixe e que o protege de bactérias e parasitas existentes na água. Além disso, os detergentes podem causar graves danos às brânquias.

A maioria dos peixes morre quando as concentrações de detergente se aproximam de 15 partes por milhão. Concentrações de detergente de 5 ppm matam as ovas de peixe. Os detergentes surfatantes estão implicados na diminuição da capacidade de reprodução de organismos aquáticos.

Mas como fazer então para lavar os pratos de maneira eficiente, para que não sejam guardados sujos? Simples, utilizando métodos que nossos ancestrais já usavam quando não existia detergente.

Use a areia

Com areia fina e pouca água, é possível deixar os pratos, panelas, vasilhas e talheres super limpos. Basta colocar areia (preferencialmente fina) na ponta dos dedos, coloca-los onde deseja limpar (panela, xícara, prato, etc) e mexer em círculos de fora para dentro.

Não é necessário fazer força, apenas ir girando. A areia prende as gorduras e mói a crosta “macia”. Resíduos de sujeira mais resistentes vão sendo eliminados no processo.

Caso a água esteja muito fria, pode-se usar a técnica do minerador, como que estivesse minerando com uma bateia o prato ou panela. Coloca-se uma pequena quantidade de areia no prato, ou panela, coloque uma quantidade de água que não dissolva o sedimento e faça uma leve agitação da mistura através de um movimento aproximadamente circular.

Em seguida, enxágue ou remova com um pano as partículas finas de poeira de areia.

Obviamente, que só deve ser usado areia proveniente de um rio com água potável ou de um local limpo.

Cinzas de madeira

Usar cinzas com água na limpeza era uma técnica muito usada pelos egípcios e romanos. A cinza de madeira, quando misturado com a água, forma uma espécie de alvejante abrasivo. Portanto, caso tenha uma fogueira recém feita, retire as cinzas, coloque-as na louca, panela, copos, etc. Esfregue a mistura. Faça isso afastado da água do rio, para que não polua.

Os egípcios e romanos, quando queriam limpar-se espalhavam azeite de oliva na pele, depois misturado com cinzas e minerais. Caso você também desconheça, os primeiros sabões da história eram feitos a partir da mesma ciência que os romanos e egípcios: a partir de sebo e cinzas de plantas

Esta mistura de cinzas e óleos foi amplamente utilizado na limpeza de roupas e pisos até meados do século XX. Detalhe: não use cinzas de carvão ou que foram utilizadas par churrasco, pois são inadequadas.

O método mais sustentável e de mínimo impacto, sugere que despeje a água cinzenta através de uma bandana, um filtro de café ou qualquer coisa que possa “filtrar” os pedaços de comida. Com estas sobras, coloque em seu lixo, para ser depositado quando voltar à civilização.

Ferva um pouco de água, e quando estiver fervendo, mergulhe os utensílios e pratos na panela por um minuto ou mais para matar as bactérias vivas.

Fervura

Foto: http://www.paddlinglight.com/

Caso tenha uma panela com uma crosta de comida, o melhor é apelar para aquilo que a fez: calor. Portanto, coloque um pouco de água na panela, e ferva novamente.

Quando a temperatura estiver adequada, comece a esfregar novamente (com as cinzas ou com a areia, descritos nos tópicos acima).

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.