Academia canadense sediará conferência mundial de técnicos de escalada em Agosto

Com a inclusão da escalada nas Olimpíadas, a popularidade da escalada vem crescendo a cada dia. Nas cidades com pessoas com espírito empreendedor, novas academias vão abrindo. Uma realidade no Brasil e no mundo. Portanto não é nenhum segredo o esporte é agora mais popular e mainstream do que nunca. Nos lugares mais desenvolvidos, nos quais as academias prestam um serviço social além de serem meros estabelecimentos comerciais, há cada vez mais jovens procurando juntar-se às equipes de escalada das academias espalhadas pelo país. Este é o princípio da renovação da geração de escaladores. A outra ponte disso é haver uma associação que saiba captar este interesse oferecendo campeonatos organizados e sem qualquer problema de conflito de interesses.

Porém, existe um outro grande problema que é visível para quem acompanha os campeonatos de escalada. A defasagem de conhecimento entre os técnicos de escalada da América (Sul, Norte e Central) com os da Europa. Mais especificamente os da Eslovênia e Japão, países hoje que dominam amplamente os torneios de escalada em todo o mundo. Notadamente nestes países está discutindo o futuro dos treinamentos de escalada, enquanto por aqui pessoas que ficaram paradas no tempo, ainda se preocupam em discutir o passado. O resultado deste abismo de diferença de conhecimento pode ser comprovado nos resultados obtidos nos campeonatos do International Federation of Sport Climbing (IFSC).

Para contornar esta situação alguns países, como Peru, Chile e Canadá, procuram realizar seminários e workshops com profissionais referências em treinamentos de escaladores. No Chile, por exemplo, já houve dois simpósios de ciência da escalada com grandes nomes do esporte expondo trabalhos científicos e discutindo metodologia de treinamentos. O Canadá, que pretende ter pelo menos um atleta entre os classificados para as Olimpiadas de Tóquio 2020 pretende também investir na preparação de técnicos para que as próximas gerações possam enfrentar de igual para igual qualquer campeonato em qualquer lugar do mundo.

Nos dias 6 e 9 de agosto de 2019, a academia Canada Strong Climbing realizará uma Conferência Internacional de Técniso de Escalada em Oakville, no estado canadense de Ontário. O evento é para treinadores de todo o Canadá e EUA, que trabalhem com equipes de jovens ou adultos, em qualquer nível do esporte. É uma oportunidade para aprender com especialistas, bem como uns dos outros.

O autor do livro sobre treinamento para escalada, Eric Hörst, fará o discurso de abertura na primeira noite, além de liderar uma sessão de ensinamentos no dia seguinte.

A conferência também oferecerá apresentações com vários especialistas na área, incluindo Chris Neve, diretor da Canada Strong Climbing e que tem 23 anos de experiência em treinamento de escaladores, Steve Bechtel da Climb Strong, Dr. Jared Vagy (conhecido como o “médico escalador”), a nutricionista Kelly Drager e Taylor Reed do The Beta Angel Project . Os tópicos abordados incluem programas de treinamento para várias faixas etárias, prevenção de lesões, nutrição esportiva e muito mais.

As inscrições para o evento podem ser feitas com desconto até 15 de junho de 2019: http://canadastrongclimbing.ca

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.