Comparando fibras naturais: Lã de Alpaca vs Merino vs Caxemira

As fibras naturais de alpaca, merino e caxemira são três tipos diferentes de lã que merecem uma atenção especial na hora de escolher seu material de escalada, por exemplo.

Para saber detalhes de suas características e melhores opções, confira abaixo as diferenças dessas fibras naturais.

Comparando fibras naturais

Em síntese, todas são boas, mas para cada ocasião. Por exemplo, se quiser usar algo mais elegante como caxemira, sem problemas, porém, saiba que não é a melhor opção para práticas ao ar livre.

Dentre as três você deve escolher entre a que é mais leve ou absorve menos água. Cada uma tem seus prós e contras. Enfim, confira abaixo as principais características que te farão pensar quando usar cada lã e se realmente usará as três ou apenas uma, a partir de hoje.

Alpaca

fibras naturais

Foto: Wikipedia

Esta belezinha aqui combina os benefícios do merino e da caxemira. É altamente funcional, quente e durável. Por isso várias roupas luxuosas aderem o material, inclusive as para atividades ao ar livre.

Só para ilustrar, essa qualidade ímpar vem desde sua criação milenar nas altitudes da Cordilheira dos Andes. Devido ao ambiente local, as ovelhas se adaptaram as necessidades impostas pelo clima que exigiam uma fibra que pudesse lidar com mudanças drásticas de temperatura de abaixo de zero à noite para alta radiação solar durante o dia.

Nesse sentido, alguns benefícios atualmente são os bolsos microscópicos formados no núcleo das fibras. A saber, isto permite que o velo de alpaca seja leve e mais quente que o merino, por exemplo. Dentro disso, a alpaca tem escamas de fibra mais suaves que absorvem a umidade da pele.

Em resumo, na dúvida, vá de alpaca. Com este material, suas chances de sucesso são altas.

Merino

Após exaltar a alpaca, o merino merece atenção. É uma fibra também altamente funcional, técnica e durável, utilizada principalmente em roupas outdoor.

A história das ovelhas merino se passa primeiro na Espanha. Posteriormente se difundem para Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, entre outros países. Seguindo a mesma linha de pensamento da rigorosidade climática que as alpacas sofrem, as ovelhas merino perdem nesse sentido.

Considerando que a Espanha e a Austrália têm climas relativamente amenos, essas ovelhas não precisam suportar um inverno rigoroso. Por esta razão, as fibras merino são consideradas mais finas e macias que as demais. Curiosamente, sua lã é menos durável do que outras irmãs merino como as dos Alpes do Sul da Nova Zelândia.

Por fim, um ponto que prejudica bastante a avaliação das fibras merino é a chamada cera lanolina que toda ovelha merino produz. Esta cera protege a lã e a pele das ovelhas da chuva, mas pode causar uma reação alérgica e coceira nas pessoas.

Quanto mais fina a lã merino, mais lanolina a ovelha produz para se proteger e nenhuma alpaca produz esta cera, por exemplo.

Caxemira

fibras naturais

Foto: Angela Jey

A caxemira é muito macia e quente, porém não é durável. Como dito no início, se quiser algo mais elegante, a caxemira é uma ótima opção, por ser mais usado em roupas luxuosas.

Sua origem vem da Mongólia. É muito quente e macio ao toque e é geralmente considerado uma fibra que não causa coceira, pois as cabras não produzem lanolina. Outro ponto positivo.

No entanto, a caxemira não é ideal para práticas ao ar livre, pois suas fibras quebram facilmente. No fim, é recomendado para eventos indoor, não outdoor. Para algo mais completo, uma fibra natural completa, abaixo você descobre.

Alpaca, Merino e Caxemira: qual é a mais completa?

Após analisar a lã de alpaca, o merino e a caxemira, fica claro que a caxemira passa longe de competir de forma geral com as demais. Ela é boa em basicamente uma possibilidade e só.

A disputa real fica entre merino e alpaca. No entanto, especialmente por sua produção de lanolina, a ovelha merino perde em alguns aspectos para a lã de alpaca, tornando esta última a fibra natural mais completa.

Dentro disso, a lã das alpacas é mais quente, leve, retém menos água, macia e resistente que a lã merino. Um fator relevante, caso ainda esteja na dúvida de qual adquirir, é que as alpacas têm uma produção ambientalmente mais sustentável.

Em outras palavras, o processamento de fibras de alpaca não requer tratamentos químicos agressivos ou sintéticos como aqueles usados ​​no processo merino “superwash”, para torná-lo macio, usável e lavável. As misturas com o náilon, por exemplo, contribuem para a poluição por microplásticos no meio ambiente, assim como boa parte dos sintéticos.

Foto destaque: rocknwool /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.