Companhia dos guias de Chamonix comemora 200 anos de história com cordada mais longa da história

A Companhia dos guias de Chamonix (Compagnie des guides de Chamonix), fundada em 1821, comemorou seus 200 anos de história estabelecendo a cordada mais longa da história, reunindo duzentas pessoas a mais de 3.000 metros de altitude. Conforme explicado de maneira didática no artigo “O que é certo ‘“Cordada” ou “Enfiada”?’, uma cordada é um se refere à equipe que está escalando uma determinada via na montanha.

A Compagnie des guides de Chamonix é a empresa de maior prestígio no Mont Blanc e seus guias são respeitados. Na história, no seu grupo de associados incluem alguns dos maiores montanhistas do passado e do presente e é a maior e mais antiga empresa de guias do mundo.

Focada inicialmente no montanhismo, diversificou-se e hoje oferece um amplo leque de atividades de montanha, como montanhismo, escalada, esqui, caminhadas, corredeiras e arvorismo. Todas dirigidas a um vasto público: individual, coletivo e empresarial.

A cordada foi formada no último sábado e se estendeu entre Aiguille du Midi (3.842 m) e o Pointe Helbronner (3.642 m), cruzando a fronteira franco italiana no maciço do Mont Blanc (4.809 m), era formada por um total de 200 pessoas e ocupava aproximadamente seis quilômetros de extensão.

Trinta dos participantes eram guias, franceses e de outros países, enquanto os outros 170 eram convidados.

As comemorações dos 200 anos da Compagnie des guides de Chamonix seguirá com o tradicional festival anual dos guias de Chamonix, que vai durar uma semana (9 a 15 de agosto) e em setembro um grupo de guias irá pedalar até Paris onde farão uma escalada na Torre Eiffel.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.