Como transformar sua determinação em realização efetiva

Progredir em um esporte, ou mesmo continuar a praticá-lo após algum tempo, é necessário ter várias qualidades, mas uma das mais significativas é a determinação. Dentre os muitos significados existentes o que mais se encaixa quando se trata de um esporte é a persistência para conseguir o que se deseja.

Utilizando um exemplo dentro do montanhismo, digamos que está querendo realizar um trekking de longa distância, como a “Ruta de los Parques de la Patagonia” que possui 2.800 km de extensão. Um desafio que poucos brasileiros realizaram e que é um dos mais recentes no cardápio do universo outdoor sul-americano. Procurando pela internet, você lê algo que o motiva e se sente pronto para enfrentar o desafio. Logo que consome aquele conteúdo, você está determinado e sente que vai fazer o sonho acontecer.

Este exemplo pode ser transportado para cada projeto no universo outdoor: uma via de escalada, uma escalada em um local novo, um circuito de trekking na Europa, etc. Grandes projetos para que você guarde para sempre na sua vida, como uma experiência única e transformadora, estão aí no mundo. Basta escolher uma.

Mas a pergunta é: você realmente vai transformar essa determinação em uma mudança duradoura? Se a resposta é positiva, como pretende fazer isso?

O questionamento acima tem uma justificativa: muitos possuem vontade de fazer que por curto período de tempo “evapora”. O sentimento de determinação é maravilhoso, mas pode ser efêmero, não durando mais do que alguns dias. A diferença entre a pessoa que faz, e a que quer fazer, é que quem realiza cria um ambiente no qual sua determinação é duradoura e inabalável.

Assuma um compromisso

Observe nos seus amigos (e também nos seus desafetos) que é fácil dizer a si mesmo que “vou fazer essa mudança”, mas logo na primeira dificuldade desiste afirmando que outras prioridades são mais importantes, ou mesmo que está ocupado ou estressado.

Para atingir um objetivo, desistir não é uma opção válida. Procure assumir grandes compromissos com os outros, motivando-se a realizar aquilo que se propôs. Pergunte a quem já realizou algo relevante quais são as dificuldades enfrentadas. Todos irão listar várias, mas sempre acompanhada com a justificativa de que elas não o desanimaram nem a desviaram do compromisso assumido.

Estabeleça uma rotina

Qual o segredo de manter o entusiasmo sempre em alta? A única maneira de fazer com que algo dure é criar um hábito através da prática diária. Torne o compromisso imperdível. Esta é a verdadeira definição do termo “filosofia de vida”, que qualquer praticante de esportes outdoor adora alardear.

Sim, tornar o hábito de dedicar a uma atividade, visando um objetivo determinado, é o que define em termos práticos o esporte ser sua “filosofia de vida”. Pois, como afirmou a ideia de Aristóteles, nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito.

Uma vez que os bons hábitos nos aproximam dos nossos objetivos, os maus naturalmente nos afastam.

Mantenha o foco com lembretes

Foto: i.dailymail.co.uk

O que acontece se sua sessão de treinamento, ou mesmo de alimentação, e você esquecer? Muito provavelmente irá descer um degrau na escada rumo ao objetivo. Portanto, é preciso criar maneiras de sempre estar lembrando de que não esquecer de cada detalhe.

Por isso, procure pendurar posters, fotos, imagens, lembretes em todos os lugares que frequenta todos os dias. Vale desde adesivos em geladeiras, espelhos do banheiro, imagens de celulares, fundo de tela de computadores, porta-retratos, etc. Para quem está atrás de um objetivo, esquecer qualquer compromisso para alcançá-lo é inadmissível.

Aquilo que você não mede você não gerencia

Foto: http://www.floclimbing.com

Como você saberia que com o passar do tempo, está evoluindo ou involuindo? Fazendo prestação de contas pessoais por períodos determinados. Esta prestação de contas são as pequenas medidas efetivas estabelecidas por você. Pode ser desde uma pesagem corporal diária, até mesmo quantidade de quilômetros caminhados durante a semana.

Estes números irão ajudar a você gerenciar sua caminhada rumo à realização do sonho.

Estabeleça metas para chegar ao objetivo

Objetivos e metas são diferentes entre si. Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar, ou seja é a sua realização do sonho. Já a meta é a definição em termos quantitativos em um prazo determinado.

Por exemplo, o objetivo de uma determinada pessoa é fazer um trekking de longa distância. Portanto, a meta é conseguir realizar em um determinado prazo trekkings cada vez mais longos. Por exemplo, em um exemplo fictício, o objetivo de uma pessoa é fazer um trekking de 1.000 quilômetros. Neste trekking, sabe-se que é possível caminhar uma média de 35 km por dia.

Portanto, a meta de quem se prepara para um objetivo deste é procurar fazer trekkings de 40 a 45 km. Usando o mesmo exemplo anterior, de uma pessoa que deseja viajar para um local de escalada nunca visitado, é também consolidar o grau que escala priorizando a escalada à vista (nem tanto à masturbação de uma única via).

Perceba que objetivo se atém à definição daquilo que é almejado. Já a a meta deve responder a duas perguntas: “quanto?” e “até quando?”.

Aproveite o caminho

O mais importante de transformar a determinação em realização efetiva, é também observar as mudanças efetivas dentro de você mesmo. Perceberá nesta caminhada, como algumas coisas mudam e os valores também.

Irá perceber que a determinação não somente mudou você, mas também a moldar uma nova percepção das pessoas e do mundo à sua volta. Isso porque cada etapa é uma celebração de si mesmo

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.