Como será a indústria do esporte depois que a pandemia acabar

O Brasil e o mundo estão agora em um episódio da segunda temporada de “The Walking Dead“. A gente sabe como matar o inimigo, mas de alguma forma ainda continuamos sendo comidos pelos zumbis. Todo dia a situação parece piorar no mesmo ritmo de um episódio de “black mirror“.

Nesta realidade apocalíptica em que não sabemos, nem podemos, prever o futuro estão os esportes. Não somente a sua prática lúdica, mas toda a indústria que foi criada em torno de todos os esportes que existem no planeta.

Desde modalidades que giram grandes fortunas como o futebol e NBA, até mesmo modalidades sem grande apelo midiático como a escalada, o trekking e até mesmo o alpinismo.

A olimpíada, pela primeira vez na história, foi adiada em um ano.

Campeonatos foram suspensos, atletas foram dispensados, montanhas foram fechadas, academias de todos os tipos, incluindo as de escalada, pararam de funcionar. Resumindo: toda a indústria do esporte parou.

Para se ter uma ideia da grandeza dessa indústria, as marcas ligadas ao esporte movimentam cerca de 700 bilhões de dólares por ano. Este valor equivale a 3,5 trilhões de reais.

Esses números representam 1% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Outdoor Retailer (@outdoorretailer) em

A indústria de esportes outdoor nos EUA, que é a maior do planeta, contribuiu com US$ 412 bilhões, o que corresponde a 2,2% do PIB do país. Valor maior que, por exemplo a indústria de mineração.

Mas sem ninguém poder sair de casa, por conta das quarentenas implementadas em quase todo o mundo, é como se ela tivesse deixado de funcionar por completo. Espera-se uma crise tão devastadora como a que o mundo sofreu em 1929.

A Crise de 1929, ou Grande Depressão, foi o colapso do capitalismo. Nos EUA, que era o país mais rico na época, o PIB nominal caiu aproximadamente 50%. O desemprego, que era era 4% antes da crise, disparou e alcançou 27%. O salário médio na indústria caiu 50%.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Climbing Wall Association (@climbingwallassociation) em

Agora, 100 anos depois, o panorama é que aconteça o mesmo tipo de colapso do sistema capitalista.

O mundo não é o mesmo e atualmente há diversas indústrias que foram criadas ao longo do tempo. Como a esportiva e de entretenimento.

No episódio de hoje vamos refletir sobre como será a indústria do esporte quando toda essa crise do COVID-19 acabar e como podemos aliviar os esportes que gostamos.

Participantes

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Henrique Fernandes (@quinhowoods) em

Onde escutar

Neste novo episódio do MontanhaCast, abordaremos sobre o que é, e o que não é, empreendedorismo e como aplicar os conceitos para explorar qualquer negócio comercialmente.

Você pode escutar o MontanhaCast no iTunes, Deezer, Spotfy, Google Podcasts ou simplesmente clicando no player no topo do artigo ou no player abaixo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.