Como se preparar para a quarentena do coronavírus

Várias cidades do mundo estão de quarentena. À medida que o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (COVID-19) aumenta em todo o mundo, também aumenta a probabilidade de você, ou alguém que conheça, enfrentar uma situação de quarentena.

Mesmo que faça uma “auto-quarentena” para se defender, você precisará dos mesmos suprimentos se for uma quarentena obrigatória. A Revista Blog de Escalada foi atrás de vários infectologistas para saber o que deve constar na lista de supermercado.

Não entre em pânico

Quem estiver observando pela mídia de massa, há uma grande parcela da população que entrou em modo paranoico e está espalhando o pânico com todos que conversa. O objeto símbolo é o papel higiênico e as garrafas de álcool em gel.

Como estamos em tempos de pensar como uma sociedade, esquecendo um pouco o espírito brasileiro de “farinha pouca meu pirão primeiro”, procure estabelecer o que realmente consome no seu dia a dia ficando em casa. Não fique preocupado em estocar.

A preocupação de sair correndo estocando sem qualquer critério, ou mesmo nenhum espírito coletivo, apenas contribuirá com o pânico.

Ainda que governos e atacadistas reiterem que não haverá desabastecimento, mesmo que algumas prateleiras estejam vazias temporariamente, não são raros os casos extremos. Não seja amis uma daquelas pessoas que perdem a lucidez de raciocínio e pensam que o mais importante é acabar com o papel higiênico do mundo.

O medo é um canalizador muito poderosos no nosso kit de sobrevivência. Mas a palavra de ordem é ter serenidade. Antes de sair espalhando notícias falsas, sair agredindo quem presta serviços de informação, pare e respire e tente ser razoável.

Deixe o seu espírito de superioridade ilusória para tempos normais. No momento é confiar em autoridades, agentes de saúde e, principalmente, parar de compartilhar áudios ou links sem nenhum critério. Quer colaborar para que esta fase de nossas vidas passe da maneira mais suave possível?

Pare de compartilhar notícias falsas e acreditar que a impressa é sua inimiga e você, por causa da sua insanidade, sabe mais que todos.

Seja humilde, lúcido e sereno.

Compre com cuidado

Quando for ao supermercado, tenha uma lista daquilo que é estritamente necessário. Não saia comprando nada em excesso. Alimentos, bebidas, produtos de higiene, produtos de limpeza e medicamentos de venda livre estão no topo da lista de suprimentos necessários.

Também priorize algumas coisas para saneamento, limpeza pessoal.

Para não comprar a mais, durante a elaboração de sua lista de supermercado, também faça um inventário. Lembre-se que o que está sendo desafiado neste momento não é somente a sua sobrevivência, mas também a sua capacidade de viver em sociedade.

A partir do momento que decidir comprar tudo em excesso sem se importar com ninguém, estamos já começou perdendo. Isso porque da mesma maneira que hoje não se importa com ninguém, amanha pode ser você o necessitado e passar dificuldade.

Portanto, somente depois que tudo o que for essencial, procure pensar em comprar algo supérfluo como bebidas alcoólicas, doces, sorvetes, e coisas do gênero.

Pense nas coisas que realmente precisa para administrar sua casa por 7 dias. Mais que isso é exagero. Quando for no supermercado, que vá somente uma pessoa da casa. Para não espalhar o vírus é necessário os supermercados e ruas ficarem vazios.

Considere quais produtos pode pedir para entrega em domicílio (para evitar as lojas lotadas).

Remédios

Se você esperar até ficar doente para procurar remédios para gripes e resfriados normais na farmácia, terá o inconveniente da viagem e estará expondo outras pessoas aos seus germes.

Portanto, procure ter um kit básico (lembre-se de não comprar em excesso) para enfrentar uma gripe.

Limpeza

Limpezas periódicas devem ser feitas durante o período de quarentena. Nada muito exagerado, mas coisas essenciais. Portanto com álcool em gel, ou mesmo 70%, limpe itens que todos da casa colocam as mãos.

Maçaneta de portas, controles remotos de televisão ou ar condicionado, interruptores de luz, botões de micro-ondas, smartphone, mouses de computador, telas de tablets, etc. Ao menos duas vezes ao dia estes objetos devem ser limpos.

Assim que chegar em casa da rua, por qualquer que seja o motivo, retire os sapatos (deixando-os na porta) e procure lavar as mãos. Os sapatos os coloquem em um saco plástico. Caso tenha ido ao supermercado, ou locais com pessoas próximas, é considerado uma boa prática tomar um banho e colocar as roupas para lavar.

Pias, lavatórios e tanques, sempre que possível, devem ser lavados com sabão comum. Os pisos devem ser lavados com desinfetante ou mesmo com sabão.

Não se deve deixar louça acumulada na pia, ou copos deixados pela casa. O processo de limpeza deve ser também um hábito para todos que estiverem em casa durante a quarentena. Portanto, considere que na sua quarentena é necessário uma rotina de limpeza de todos os itens citados acima.

Observe sua imunidade

Observe a sua imunidade e em como você a mantém. Portanto, evite consumir itens muito gelados todo o tempo, nem fique andando descalço pela casa. Além disso, como está de quarentena, observe a sua alimentação.

Procure consumir somente alimentos que aprimoram a sua imunidade. Quando mais “lixão” for a sua alimentação, mais suscetível a uma queda de imunidade estará.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.