Como prevenir lesões com o Pilates?

A escalada exige uma série de movimentos repetidos, grandes amplitudes de movimento e muita força.

Este conjunto de fatores gera uma sobrecarga em músculos, tendões, articulações e ligamentos, que ainda pode ser agravada por uma postura incorreta durante a prática.

No meio da escalada são muito comuns entorses de tornozelo; lesões de joelho como ruptura de menisco e do ligamento cruzado anterior, e síndrome fêmoro-patelar; lesões de SLAP e manguito rotador no ombro; e ainda tendinopatia do músculo braquial (conhecida como “cotovelo do escalador”), luxações e rompimento de ligamentos do cotovelo.

É possível verificar também altos índices de dor lombar.

Foto: NEAF Studio de Pilates

Muitas dessas lesões e dores são decorrentes de um movimento realizado de forma errada. Inicialmente, o atleta pode não perceber nenhum incômodo; porém a médio e longo prazo, este erro de movimento pode causar sérias consequências para o escalador.

O melhor tratamento neste caso é a avaliação e correção do gesto esportivo, que deve ser feito por um fisioterapeuta. Além disso, uma boa postura também ajuda a garantir movimentos mais adequados, pois aumenta a eficiência fisiológica e biomecânica e ajuda a diminuir a sobrecarga sobre as estruturas.

O Pilates é uma ótima ferramenta para alcançar estes objetivos, e pode ser inserido como um bom complemento ao treino de escalada.

Com o método Pilates é possível treinar os movimentos necessários à escalada de forma alinhada e segura e
também fortalecer a musculatura que da suporte às articulações, aumentando sua estabilidade.

Existe ainda uma alta solicitação dos músculos profundos de abdômen e coluna, ajudando a estabilizar o tronco e prevenir dores e outros problemas de coluna.

Veja abaixo exemplos de como os exercícios do Pilates podem prevenir dores e lesões:

Neste exercício, a escaladora está trabalhando equilíbrio, propriocepção e estabilidade do tornozelo, ajudando a prevenir entorses na região.

Foto: NEAF Studio de Pilates

Foto: NEAF Studio de Pilates

Aqui, estão sendo treinadas a força e estabilidade de membros superiores e abdômen, prevenindo lesões do cotovelo (como a tendinopatia de braquial, luxações e rompimento dos ligamentos do cotovelo) e dores na coluna.

Foto: NEAF Studio de Pilates

Foto: NEAF Studio de Pilates

Neste, temos o fortalecimento de quadríceps, incrementado pelo uso da superfície instável, exigindo estabilidade e equilíbrio.

É importante que o instrutor corrija o posicionamento dos joelhos (manter a patela para frente), prevenindo lesões como a síndrome fêmoro-patelar, cuja principal causa é o desalinhamento dessa articulação.

Foto: NEAF Studio de Pilates

Foto: NEAF Studio de Pilates

Neste exercício, a atleta está trabalhando o alongamento lateral do tronco, entretanto deve ser exigido o encaixe da escápula durante todo o movimento.

Desta forma, a atleta trabalha a estabilização escapular, e previne lesões de SLAP e manguito rotador no ombro.

Banner_Denise600X100

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.