Como limpar as solas das sapatilhas de escalada

O principal material de uma sapatilha de escalada, é o seu solado de borracha. Ele é quem vai aderir à superfície da rocha, ou da agarra de escalada se for escalar em ginásios, e proverá a segurança necessária para escalar. Quanto mais limpo estiver o solado, maior será a sua aderência. Porém, solados sujos, com poeira ou mesmo barro, tendem a perder a sua capacidade de adesão. Esta perda de adesão provoca um impacto sensível na performance de um escalador.

Como já foi dito em diversos artigos sobre borrachas de sapatilhas de escalada, caminhar com as sapatilhas de escalada é um erro fatal. Ficar caminhando faz com se as sapatilhas de escalada acumulem sujeira e percam a capacidade de adesão às superfícies. Porém, limpar as sapatilhas de escalada em nada tem a ver com eliminar o mau cheiro (chulé), ou mesmo deixar o equipamento com cara de novo. Neste artigo o objetivo é ensinar a limpar o solado das sapatilhas de escalada e não o calçado inteiro.

Quando consultamos a empresa brasileira tattu ressolas, a empresa esclareceu que “sempre limpamos com pano úmido com água a borracha da sapa. Ou lava com água e sabão neutro e põe secar na sombra em dia bom”. “O erro mais comum eh deixar ela úmida após o uso dentro da mochila ou dentro do carro, porque aí mofa e vai descolando”.

Foto: Cinara Lino Colonetti

Na Europa, utiliza-se uma técnica um pouco diferente do que a empresa brasileira prega. De acordo com o ressolador europeu contatado, para limpar e deixar as solas das sapatilhas de escalada aderentes, você precisa somente de álcool de cereais, um pano seco e um pedaço de crepeline ou folha de crepe. Crepeline ou folha de crepe é um composto de borracha, usado como solado ou para limpar resíduos de cola e adesivos de qualquer material do calçado.

Caso não encontre a folha de crepe, você pode também usar uma superfície borrachuda e áspera. A folha de crepe, em geral, é feita de borracha natural e por isso não danifica o material quando esfregado. Ela absorve a sujeira por atrito, da mesma maneira a borracha em um caderno. A folha de crepe pode ser obtida em sapatarias e lojas do ramo.

Primeiro passo: Limpar com álcool de cereais

Primeiro limpamos toda a base da sola das sapatilhas de escalada com o pano seco, geralmente uma flanela limpa, impregnada com álcool. É recomendado que use álcool de cereais, pois este resseca menos a superfície da borracha. Álcool de Cereais é o álcool etílico hidratado (ou etanol) feito de cereais (milho, arroz, etc) .

O álcool, logo após aplicado, irá evaporar e o solado não será danificado. Álcool de cereais pode ser comprado em qualquer farmácia ou loja especializada em salões de beleza.

Segundo passo: O uso da folha de crepe

Depois de ter limpado por toda a superfície e o álcool de cereais ter secado (evaporado), é o momento de esfregar a folha de crepe no solado. A sensação é de que está polindo uma leve camada de borracha. Os movimentos devem ser circulares. Quando a sapatilha de escalada aparentar estar limpa, deve ser passado a folha de crepe na direção longitudinal do solado.

Aos poucos, a aderência vai retornando à medida que os restos de sujeira foram sendo eliminados. As sapatilhas de escalada devem ser deixadas para descansar por 1 ou 2 horas à sombra.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.