Como guardar o saco de dormir

Você sabe guardar o saco de dormir? O saco de dormir é um equipamento caro e que se não for bem cuidado pode estragar com facilidade.

Depois de uma viagem de vários dias, é necessário dedicar tempo suficiente ao cuidado de todos os objetos usados na atividade. Como o próprio título desse artigo deixa explícito, entre os equipamentos usados em uma viagem, o saco de dormir é um dos que mais exige atenção para não causar danos posteriores.

O processo de guardar o saco de dormir para ser posteriormente transportado é fundamental pois desta forma se atinge um volume mínimo para facilitar o seu transporte.

Além disso, se o material for penas ou fibras, dobrá-lo sempre na mesma direção e com as mesmas dobras faz com que ela perca suas características a longo prazo. Um detalhe que poucas pessoas se dão conta é de que existe duas maneiras de guardar o saco de dormir: para o transporte e para o armazenamento em casa.

O custo de um saco de dormir é alto e, portanto, você deve cuidar dele para que ele o acompanhe por muito tempo em boas condições.

Como guardar o saco de dormir para transportá-lo

Foto: Martin Jernberg | Unsplash

Guardar o saco de dormir na mochila não é apenas achar o lugar ideal, para contrabalançar o peso. É essencial que seu saco de dormir seja mantido limpo e seco enquanto você estiver acampando, pois ele será seu casaco enquanto você descansa.

Os passos recomendados para conseguir o armazenamento do saco de dormir para o seu transporte são:

  • A primeira coisa é colocar o saco de dormir na superfície dentro da barraca ou no próprio abrigo (superfície plana).
  • Depois disso, feche o zíper e a proteção.
  • Se estiver inchado pelo uso da noite, retire o ar. Isso é feito para que depois seja mais fácil armazená-lo.
  • Para forramento sintético, segure pelos pés (se começar na cabeça, forma-se uma grande bolsa de ar na extremidade, o que aumenta seu volume e dificulta a colocação na bolsa) e enrole e depois o coloque na bolsa.
  • Uma vez guardado, para poder comprimi-lo, coloque as fitas compressoras da forma correta para obter um volume uniforme:
    • Primeiro de um lado
    • Depois do outro lado
  • Dependendo do tipo de saco de dormir, especialmente se for de plumas, ele pode ser armazenado sem enrolar , apenas inserindo-o na bolsa e socando-o.
  • O que deve ser EVITADO é manter o saco de dormir comprimida por muito tempo, pois ela pode deformar.

Como guardar o saco de dormir em casa

Foto: Tim Peck

Após a atividade e o transporte do saco de dormir, quando geralmente é comprimido, para armazenar em casa o procedimento é diferente. Portanto para guardar o saco de dormir em casa:

  • A primeira coisa é retirar o saco de dormir da bolsa e colocá-lo na posição horizontal e em superfície plana e local fresco e arejado.
  • Abra o saco de dormir para que toda a umidade produzida pela transpiração possa ser retirada e vire deixando-o assim por um tempo suficiente para que ventile adequadamente. Estima-se que, para locais de tempo seco (centro oeste brasileiro) pode ficar menos que em locais de temo úmido (litoral ou clima chuvoso).
  • E possível armazená-lo em uma bolsa (incluída na compra do saco de dormir), desde que não esteja comprimida. A bolsa deve ser guardada de forma mais solta do que a forma como a transportamos nos dias da atividade, principalmente se o saco de dormir for de plumas.
  • O saco de dormir bolsa não pode ser armazenado de maneira comprimida ou hermética (dentro de caixas de plástico para armazenamento). Isso não é aconselhável porque em um recipiente hermético a condensação se acumula e a umidade pode ser gerada, trazendo consigo a aparência de mofo.

Cuidados com o saco de dormir durante a atividade

Novamente: é essencial que ao guardar o saco de dormir ele esteja limpo e seco enquanto estiver sendo usado no acampamento, pois ele será seu ‘casaco’ enquanto descansa. O custo de um bom saco de dormir é alto e todo usuário deve cuidar com o maior carinho dele para que ele o acompanhe por muito tempo em boas condições.

  • Evite o contato do saco de dormir com roupas sujas. Remova os restos de protetor solar do rosto ou pescoço quando for dormir para não suja-lo (óleos corporais e a sujeira ao longo do tempo roubarão do saco de dormir suas propriedades isolantes ou respiráveis).
  • Se tiver que colocar o saco de dormir diretamente no chão, primeiro coloque algo que o proteja.
  • Cuide (lubrificando e inspecionando) os zíperes do saco de dormir para que, quando acampar, possa usá-los no escuro.
  • Areje o saco todos os dias em que o usar. Para fazer isso, não deixe de abri-lo para evaporar toda a umidade que ele possa conter. Não é recomendado colocá-lo no sol por muito tempo, pois os raios solares podem degradar o tecido.
  • O saco de dormir não deve ser pisado ou ficar com o peso da mochila em cima, pois pode ser danificado. Da mesma forma, não deve ser colocado perto de uma fogueira ou lamparina, pois uma faísca pode danificá-lo, ou muito pior, incendiá-lo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.