Como garantir que nosso trekking termine de forma satisfatória?

Para quem está iniciando as atividades em montanhas, o trekking é uma ótima opção. A depender da elevação, dentre outros fatores, a prática é um bom começo.

Portanto, para saber como garantir que nosso trekking termine de forma satisfatória, confira a seguir algumas dicas.

Dicas para melhor aproveitamento no trekking

Para que todos tenham uma satisfatória caminhada, seja sua primeira experiência ou já praticante há algum tempo, treinar com bons profissionais é sempre recomendado. Afinal, se quer ser o melhor, tem que estar entre os melhores. Nesse caso de melhoria gradativa no trekking a ideia é a mesma.

Não que você vá treinar com Alex Honnold, — se tiver o contato dele, melhor ainda — mas observar e realizar seu preparamento físico com ótimos professores de academia é um começo. Portanto, a dica é: se prepare como se fosse o melhor. Padrão atleta mesmo.

  • Bônus: existe uma séria chamada Break Point na Netflix que estou assistindo e recomendo muito. Trata-se de atletas do tênis que falam sobre as disputas em alto nível, como devem estar sempre se preparando para os grandes momentos. Enfim, acredito que dê para tirar algo de útil desta série. São apenas cinco episódios e a segunda temporada está programada para junho deste ano.
Foto: Netflix

Foto: Netflix

Voltando a preparação, até uma caminhada considerada simples requer certos conhecimentos e precauções para evitar complicações no percurso. Com isso, além da parte física e mental, a organização é fundamental. O arrumar da mochila passa por isso também… escolher o material mais adequado para cada atividade ou conhecer os perigos do ambiente natural ajudará a manter uma certa segurança no seu trekking.

Planejamento do trekking

Como dito, a organização é fundamental. Quanto mais experiência você tiver, menos tempo se dedicará à preparação da mochila, pois já estará acostumado, por assim dizer, com as necessidades e sua revisão demorará menos tempo.

No entanto, ela deve continuar, mesmo que mais otimizada. Aos iniciantes, conversas com mais experientes é essencial e se sentir que não revisou o suficiente seu planejamento ou mochila, certifique-se quantas vezes forem necessárias.

Consulte pelo menos dois meios de comunicação confiáveis ao organizar sua rota, pergunte sobre as particularidades do espaço que visitará, melhores horários, proibições e afins. Na maioria dos casos é melhor pecar pelo excesso que pela falta.

Metas diárias e clima

Trace metas objetivamente razoáveis. Especialmente se for em grupo. É possível, na verdade, comum, que nem todos os integrantes tenham a mesma disposição. Pensando nisso é que se deve estabelecer metas mais realistas de quilometragem. Você talvez aguente 10 km, mas sua tia começa a pedir para bater foto nos 5 km… Conheça teu grupo e seja justo.

Por fim, em relação ao clima é importante está atento as mudanças, pois para cada estação e mudança climática é necessário um equipamento.

Se você planeja viajar no verão e encontra um terreno com névoas ou escorregadio devido chuvas surpresas, então você pode ter um problema. Portanto, adapte o seu trekking à estação em que se encontra e confira com antecedência o clima da região alvo com autoridades locais, principalmente se for pisar em terrenos de alta montanha.

Foto destaque: Ashim D’Silva /Unsplash

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.