Como funciona e como usar Gel de Carboidrato

Muito utilizado por corredores, especialmente pelos que correm longas distâncias, o gel de carboidrato é cercado de mitos e de lendas a respeito dele.

Em poucas palavras para quem não conhece: Gel de Carboidrato é um suplemento alimentar, comercialmente vendido em formato de um pequeno sachê, e tem o objetivo de fornecer energia durante atividade física intensa, além de ajudar na recuperação energética do atleta.

O consumo de Gel de Carboidrato popularizou-se entre os atletas durante provas de corridas mais longas (meias maratonas e maratonas). Este uso extensivo é por ter a nutrição esportiva passado a entender mais profundamente como o glicogênio (principal reserva energética nas células animais) é usado junto com o funcionamento muscular.

Como funciona?

O corpo humano utiliza primariamente duas fontes de combustível para nutris os músculos quando se está praticando algum tipo de atividade esportiva: A gordura e os carboidratos. A gordura é um recurso abundante para ser transformado em energia, porém o processo de conversão da gordura em energia é lento, e por isso torna-se uma fonte de combustível energético pouco eficaz.

Ser eficaz significa que pode produzir energia boa ou ideal para causar um resultado pretendido.

Portanto o corpo depende dos carboidratos como fonte primária de combustível durante treinamentos. Por exemplo: quanto mais rápido se corre, maior a porcentagem de combustível será obtida dos carboidratos. Entretanto há um problema com o carboidrato: somente pode ser armazenada em quantidade limitada em nossos músculos.

A saída encontrada pelos especialistas em nutrição esportiva foram os géis de carboidratos, que ajudam a repor o glicogênio e calorias que estão sendo queimados. O consumo de carboidratos de rápida absorção durante a corrida fornece glicose e possibilita a continuidade da atividade física retardando a fadiga.

Quando usar?

Cada indivíduo absorve e processa carboidratos de maneira diferente, por isso o feito pode ser sentido de uma amplitude de tempo bastante distinto. Algumas pessoas sentem em 3 minutos, outras em até 15 minutos.

Nutricionistas esportivos recomendam a tomar a primeira dose do gel de carboidrato por volta de 45 a 60 minutos de atividade física. Por conta desta variação, as marcas disponíveis no mercado oferecem concentrações bastante distintas e variadas de carboidratos, vitaminas e minerais. Algumas contêm até mesmo cafeína.

Como usar?

Sempre tome o gel de carboidrato com água e nunca, mas nunca mesmo, sozinho e nunca com uma bebida esportiva (como um repositor eletrolítico). Isso se de ao fato de que sem água, o gel de carboidrato levará mais tempo para digerir e entrar na corrente sanguínea, e se se você tomar com uma bebida esportiva correrá risco de ingerir muito açúcar simples.

Por isso é imprescindível o acompanhamento de um nutricionista para saber a dose certa e a frequência de ingestão.

gel-de-carboidrato-3

Contraindicações

O Gel de Carboidrato é considerado um alimento especial para atletas, e não recomendado para quem se exercita por lazer ou estética. Por isso sua venda é registrada desta maneira na ANVISA.

De maneira nenhuma substitui uma alimentação equilibrada. O uso indiscriminado por subir o nível de insulina e levar à hipoglicemia. Atletas diabéticos devem ser orientados por seus médicos antes de consumir Gel de Carboidratos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.