Como fazer a limpeza de uma garrafa de trekking para não deixar gosto de nada

A limpeza de equipamentos é essencial para um bom trekking ou hiking. Quem já pratica a atividade há algum tempo já deve ter uma coleção de garrafas de água próprias.

Sejam elas de policarbonato (modelo tipo Nalgene) ou mesmo de metal (modelos tipo Sigg), necessitam ser lavadas depois que forem reutilizadas. Todas elas devem ser lavadas corretamente.

A limpeza se justifica porque ninguém quer o chá com gosto de café, suco, sopa ou refrigerante, na trilha (ou vice-versa). Usualmente as garrafas destinadas à trilha possuem a característica de que “não deixa gosto”, devido a um tratamento químico.

O tratamento químico é realizado somente na garrafa, mas não necessariamente na tampa. Assim, alguns modelos de qualidade inferior, continuam deixando gosto e cheiro nas tampas. prejudicado a experiência do trekking.

Como fazer a limpeza?

limpeza

Para um trekking ou hiking, é mandatório que o praticante tenha em mente que não deve poluir o local de sua prática. Portanto, na mochila, é considerado uma boa prática usar sabão biodegradável (preferencialmente sem químicos) para que seja limpo corretamente qualquer utensílio usado durante a trilha.

O uso de detergentes comuns e biodegradáveis podem poluir o local. Os detergentes podem ter efeitos tóxicos em todos os tipos de vida aquática, se estiverem presentes em quantidades suficientes, e isso inclui os detergentes biodegradáveis.

Para saber fazer a limpeza corretamente de seus utensílios sem detergente leia o artigo “Conheça 3 métodos de limpar sem detergente equipamentos de cozinha em camping”.

Mas e se usuário estiver em um refúgio de montanha? Nesse caso, verifique como é feito o tratamento de esgoto do local e procure usar sabão biodegradável.

Uma substância é considerada biodegradável quando, como o próprio nome diz, ela sofre uma degradação biológica. Mesmo usando detergentes biodegradáveis, não quer dizer que o meio ambiente esteja protegido.

limpeza

Portanto, procure usar o sabão caseiro sustentável, também conhecido como sabão ecológico biodegradável. Estes dois produtos não agridem ao meio ambiente e contribuem para que a área visitada se recupere rapidamente de sua visita.

Esvazie, lave e enxágue bem a garrafa e tampa logo após cada uso. Não a deixe em sua mochila ou encostada na sua pia por alguns dias. Quanto mais cedo agir, melhor. Sempre deixe secar completamente antes de guardá-la.

Caso tenha deixado para depois e o cheiro acabou impregnando na sua garrafa, não se desespere. Siga os seguintes passos para fazer a limpeza:

  • Use uma escova de lavar louça e sabão ecológico biodegradável para para limpar a garrafa e a tampa. Evite palha de aço ou mesmo uma esponja abrasiva e nunca use produtos químicos fortes, como alvejante ou cloro, para limpá-la. Estes produtos podem danificar as películas protetoras.
  • Algumas garrafas (e suas respectivas tampas) podem ir para a máquina de lavar louça. No entanto, uma máquina de lavar louça pode não ser capaz de colocar água suficiente nas extremidades de uma garrafa com uma abertura estreita. Além disso, a lavagem da louça pode descolorir qualquer revestimento da garrafa.
  • Para manchas e cheiros mais persistentes, coloque um pouco de fermento em pó ou bicarbonato de sódio em um frasco seco, despeje água fervente, cubra a tampa e deixe por pelo menos 30 minutos ou mesmo durante 12 horas, antes de enxaguar e secar.
  • Pense no que você colocou no frasco em primeiro lugar, certos líquidos (cenoura, gengibre, beterraba, ou curry) têm muito mais probabilidade de deixar odores e cores residuais em sua garrafa.
  • Para uma solução de emergência despeje 50 gramas (¼ xícara) de arroz cru na garrafa, adicione 90 ml de vinagre branco e feche o frasco. Agite por 60 segundos, deixe repousar por 10 minutos. Após os 10 minutos, agite novamente por mais 2 minutos. Esvazie o frasco e enxágue com água morna antes de deixar secar.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.