Como evitar picadas de insetos na trilha?

Como evitar picadas de insetos na trilha? Mosquitos, mosquitos, formigas, carrapatos, entre outros, podem ser um baita incômodo.

Por vezes é difícil evitá-los, mas é possível otimizar essa prevenção. Confira detalhes a seguir.

Como evitar picadas de insetos na trilha?

Naturalmente, quando se faz uma trilha ou qualquer atividade do gênero, levar suprimentos para abastecer o corpo é perfeitamente comum e necessário. No entanto, é sempre válido ficar atento quanto a cobertura dos alimentos, pois insetos e até outros animais podem ser atraídos pela comida.

Até aí ok, o problema é quando você é o café da manhã, almoço, jantar e se deixar até ceia. Investir em bom vestuário para as atividades ao ar livre é essencial, pois uma calça e camisas de manga longa facilitaram muito a sua proteção contra as picadas.

Mesmo que queira pegar sol ou mergulhar, enfim, pode fazer isso ou aquilo. Os pontos são nos momentos mais parados e principalmente na hora de dormir, esse tipo de vestimenta além do repelente e cobertor serão de grande ajuda.

Chapéu ou bandana

Não é para você virar o Rambo ou algo assim, mas ambos os acessórios podem proteger seu couro cabeludo das picadas. Ah, mas terei que virar uma múmia para fazer trilha?

Se quiser evitar possíveis picadas e riscos, sim. Estas são algumas das maneiras mais eficazes de proteção a picadas de insetos.

Sempre tenha o básico: repelente

O repelente pode entrar aqui como uma proteção extra. Usando as roupas e acessórios que cobrem a maioria do corpo, as demais partes expostas podem ser cobertas com o repelente.

Localização importa

Por exemplo, se buscar um acampamento perto de água parada, umidade, perto de locais bem arborizados, as chances de encontrar um zum-zum é grande.

A maioria dos insetos que picam prefere clima quente e úmido, sem vento. Por isso, é tão importante pensar nos mínimos detalhes a sua viagem ou atividade ao ar livre.

Se for picado, trate-se

Por fim, até saber a procedência do inseto, um creme anti-histamínico ajudará a interromper a coceira. Vale lembrar que as picadas de carrapatos devem ser removidas com uma ferramenta de remoção de carrapatos ou com pinças.

Em todo caso, consulte um médico assim que possível se algum tipo de erupção cutânea se formar. Ou apenas por prevenção, especialmente se não souber qual é o tipo de inseto.

Foto destaque: Bima Wahyu /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.