Como escolher um calçado de montanha?

Seu calçado de montanha é uma das peças mais importantes na caminhada. Existem inúmeras opções de calçados e encontrar o certo nem sempre é fácil.

Confira agora recursos que um calçado de montanha deve ter para caminhada.

Como escolher um calçado de montanha?

A começar pela altura, qual você prefere? Cano médio ou alto?

Enfim, cada tipo de calçado atinge um local ligeiramente diferente no tornozelo, e mesmo alguns centímetros podem fazer uma grande diferença no seu conforto e facilidade de movimento. A melhor altura para você depende muito do terreno em que planeja caminhar, como quanto peso você planeja carregar e sua preferência pessoal.

Dentro disso, as botas de cano alto se estendem bem acima dos tornozelos, evitando lesões. Elas ajudam a evitar o rolamento dos tornozelos e outras tensões nas articulações, além de impedir que a sujeira entre em seus sapatos.

Os canos baixos são como tênis, leves e fáceis de guardar. São bons para trilhas bem mantidas, onde não carregará muito peso e deseja se mover rapidamente.

Por fim, tem os de cano médio que servem para uma trilha aparentemente tranquila, mas que você não quer arriscar pôr os pés em lugares desconhecidos.

À prova d’água

A diferença entre botas impermeáveis e não impermeáveis é bastante simples: diferente das não impermeáveis, as botas impermeáveis ajudarão a manter os pés secos ao espirrar em poças, lama e afins.

Em contrapartida, você sacrifica um pouco da respirabilidade devido o material que isola a água. Diante disso, em dias quentes, a umidade ficará presa em seus pés ao transpirar. Desta forma, ter ambas as opções é uma forma de evitar ficar com os pés úmidos em cada clima.

Sola

As solas têm diferentes tipos de ressaltos ou ranhuras para ajudá-lo a se agarrar ao terreno. A entressola de um sapato ou bota fica no meio do sapato e afeta a flexibilidade ou rigidez e o amortecimento.

Um detalhe importante é que quanto mais dura a sola for, melhor será para viagens intensas.

Preste atenção também no material que compõe o solado. Borrachas mais firmes e duráveis ​​duram mais em todos os tipos de terreno, mas borrachas mais macias e pegajosas agarram melhor rochas e outras superfícies, proporcionando maior tração.

Parte superior e laço

Por fim, a parte superior de um sapato ou bota de caminhada é a parte que cobre os dedos dos pés, a parte superior do pé, as laterais do pé e a parte de trás do calcanhar.

Certificar-se de que a parte superior é durável e também respirável, verificando se é feito de um material leve e resistente que permitirá que o ar circule ao redor do pé.

Enfim, a parte superior de uma bota de caminhada também é a parte dos cadarços. Diante disso, procure ilhós de bloqueio e cadarços resistentes para obter um ajuste preciso, especialmente em botas mais altas e rígidas em suas caminhadas.

Foto destaque: Mykola Makhlai /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.