Como escolher a mochila certa para hiking, trekking e expedições?

Muito se discute a diferença entre hiking e trekking, mas pouco se fala sobre a mochila certa. A diferença entre as duas atividades já foram explicadas em um artigo completo aqui na Revista Blog de Escalada. A história das duas atividades, tanto o trekking quanto o hiking, também.

Como foi explicado nos artigos, o tempo de cada atividade é determinante na hora de escolher o acessório certo, levando em consideração também a quantidade de equipamentos necessários. Os equipamentos podem ser listados levando em conta o que é necessário levar, como tênis, calça, camiseta, boné, filtro solar e etc.

Porém quando nesse passeio o (a) usuário (a) pega a boa e velha mochila escolar, é que começam os seus problemas, porque esse equipamento é inadequado e mais atrapalha do que ajuda na sua prática. Uma mochila que rasga durante uma atividade e uma viagem, é uma dor de cabeça imensa.

Geralmente os próprios fabricantes disponibilizam orientações e dicas para facilitar o planejamento correto das atividades, levando em consideração todas as suas necessidades na hora de praticar o trekking e a melhor forma de carregar seu equipamento. A Revista Blog de Escalada foi atrás de um fabricante nacional, a Invictus Tatical & Outdoor, para saber o que a empresa leva em consideração para fabricar e sugerir aos clientes.

Atividades de até 12 horas: Mochilas de 30 a 35 litros

mochila certa

De acordo com o Eduardo Efting, Gerente de Produto da Invictus Tatical & Outdoor, expedições e práticas como trekking e hiking não costumam levar mais do que 12 horas e, para este tempo de duração da atividade, uma mochila de 30 a 35 litros é o tamanho ideal.

A justificativa é que estes modelos garantem mobilidade do (a) usuário (a), sem perder a capacidade de armazenamento. Modelos com cintos de fixação na cintura e tórax podem ajudar, assim como aqueles que oferecem compartilhamentos específicos que facilitam a organização de objetos e o armazenamento de alimentos.

Mochilas que oferecem refis de hidratação são opções diferenciadas, assim como tecidos resistentes à água e painel traseiro acolchoado, que ajuda no conforto.

Atividades de 24 horas: Mochilas de 40 a 45 litros

mochila certa

Se a atividade durar o dia todo, é interessante aumentar um pouco o tamanho da mochila. Os modelos com capacidade entre 40 e 45 litros são adequados ao período de 24h, mas também ser úteis no uso cotidiano.

De acordo com o Eduardo Efting, Gerente de Produto da Invictus Tatical & Outdoor, esses modelos geralmente possuem compartilhamentos específicos para óculos, vestuário, calçado, garrafas e mais de um refil de hidratação, e podem ainda prever a inclusão de acessórios eletrônicos, como notebook.

Mochilas com essa capacidade geralmente ficam dentro do limite de medidas para não precisarem ser despachadas como bagagem, no caso de viagens de aventuras de curta duração. Bolsos externos, frontais ou laterais, são práticos e facilitam o acesso aos equipamentos mais utilizados e armazenamento de itens molhados.

Atividades com mais de 48 horas: Mochilas a partir de 50 litros

mochila certa

Se programação inclui uma expedição, viagem ou situações de sobrevivência, o ideal é investir em uma mochila expansível. Há modelos de 55 litros, ou menores e versáteis, que de 35 litros chegam a expandir mais 15.

De acordo com o Eduardo Efting, Gerente de Produto da Invictus Tatical & Outdoor, viagens um pouco mais longas, pedem modelos a partir de 70 litros. Atente-se às malas que podem ser usadas de três formas distintas: como mochila, bolsa de mão ou bolsa de ombro. Correias de compressão que cumprem diferentes funções, podem ser muito úteis para cada etapa da jornada.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.