Como escalar mal e encadenar um 8a

Algumas pessoas com pouco tempo de escalada já conseguem escalar vias de 5º/6º encadenadas e um bom 6sup, bem trabalhado, que saiu depois de muitas tentativas. Um amigo, que vê futuro da escalada em você, sugere que malhe uma via de 8a. Na opinião dele que por mais que dê trabalho você vai conseguir. A ideia, entretanto, não parece ruim e você acaba por colocá-la como meta. Assim cada vez que ir à rocha se põe a malhar a via até que saia. Quem sabe, bem trabalhada pode ser que consiga encadenar… Mas o que ganhou com isso?

Por anos, quase de forma sistemática, lê-se diferentes treinadores e escaladores dedicados a ensinar que a escalada deve ser cadenciada, com cada grau sendo bem dominado antes de seguir para o seguinte. Mas isso poderia ser tomado como um simples conselho “medíocre” em relação às nossas capacidades, pois como todos sabem que cada pessoa nem sempre evolui da mesma maneira na escalada. Por isso pula-se etapas para evoluir mas rápido do que “se diz por aí”.

Foto: https://crimpgirl.files.wordpress.com

Portanto pergunte-se o que quer com a escalada: satisfazer o ego é uma resposta que não tem sentido ser dita, mas que é válida, assim como muitas outras, independente de que seja mais honesta do que razoável.

A escalada, como esporte, não é diferente das demais coisas que exigem que exista uma evolução física-técnica-mental. Há períodos de tempo biológicos que são insubstituíveis. Acelerar estes períodos pode ter consequências que farão você choramingar por muito tempo por não os haver respeitado como devia.

Tendões necessitam de pelo menos três meses para fortalecer, por isso já pode saber de antemão que subir muito rápido de grau na escalada pode levar a uma lesão que fará com que tenha de ficar meses sem escalar. Períodos estes que serão muito maiores do que estes três meses de fortalecimento de tendões.

A técnica é um processo neuromuscular que tem uma base biológica, na qual uniões físicas entre neurônios e fibras muscularem, que devem ser estabelecidas e multiplicadas em um processo de que leva meses de evolução.

Subir, ou saltar graus de escalada, e não ter a paciência de queimar etapas traz como benefício:

Encadenar um grau maior como, por exemplo um 8a brasileiro… Mas para quê? Por acaso bateu um recorde de dificuldade. Os escaladores que chegam ao 11º são tocados por Deus com um mínimo de quantos anos escalando… É seu caso?

Foto: Erik Unger | https://500px.com/

Subir, ou queimar etapas de graus, traz como consequência:

1 – Maior número de lesões com grande tempo de repouso. Um barato que sai caro.

2 – Encadenar um 8a, e logo que enfrenta outro 6ºsup acaba por não conseguir.

3 – Tenta outro 8a e percebe que é muito mais difícil que pensava. Malhará por meses a fio cada novo grau que apareça?

4 – Perder a sensação de diversão que faz com que experimente grande quantidade de vias no seu grau, as quais somente te fará melhor escalador como também seus dias de escalada sejam mais variados.

5 – Conseguiu encadenar um 8a e, obviamente, pensará que o 8b está “ali na esquina” e muito provavelmente caindo no mesmo erro.

6 – Acreditará, erroneamente, que seu grau máximo é um 8a, quando na verdade foi uma via muito malhada e que não necessariamente é de fato seu grau. Isso porque está no período de aprendizagem. Não é o mesmo que um escalador que leva anos, apurando a técnica e força, e que seus limites técnicos e físicos são tangíveis. Mas no seu caso o seu grau máximo real pode estar vários degraus abaixo e isso pode ser muito ruim para seu ego.

7 – Se não têm paciência para evoluir de uma maneira equilibrada, não terá também para melhorar suas deficiências e isso pode resultar em anos perdidos. A maturidade lhe mostrará que mudando algumas coisas na sua vida sua escalada evoluirá sem problemas.

Escalar mal é um conceito subjetivo, mas quando as consequências são muito maiores que os benefícios, está fazendo de maneira ruim. Um tipo de escalada pode ser pior que a outra.

Tradução autorizada de: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.