Como escalar confiante: Mudando conceitos mentais para ações corporais

Trabalhei com uma equipe de escalada recentemente para ajudá-los a melhorar seu jogo mental. Eu lhes dei a tarefa de comprometer-se completamente a parar ou mover-se; parar para descansar, ou se comprometer a escalar uma vez que eles decidissem se mover. Alguns deles se comprometeram mais completamente do que outros.

Eu mencionei isso quando estávamos discutindo a atividade no fim. Perguntei-lhes o que poderiam fazer para se comprometerem mais completamente. Uma garota disse: “Eu preciso escalar com mais confiança”. Escalar com confiança permanece um conceito que não é útil a menos que o traduzamos em ações. Então, perguntei-lhe: “O que você de fato fará para ser mais confiante?”

Mudamos os conceitos mentais para ações corporais, identificando formas específicas de envolvimento do corpo. Podemos começar por visualizar como seria uma escalada com mais confiança. Vídeos de escaladores de elite, que demonstram escalar com confiança, são úteis.

Tomemos, por exemplo, o recente sucesso de Margo Hayes em La Rambla, uma via de graduação 12a na Espanha. Tome um momento para assistir este videoclipe de um minuto de sua ascensão. O que vemos que ela faz que demonstra escalar com confiança?

Se dissecarmos seu esforço, começamos a ver ações tangíveis que ela está realizando, se soubermos o que procurar. A ação é uma tarefa corporal, que inclui quatro elementos para envolvê-la. Utilizamos o acrônimo RORP para lembrá-los: respiração, olhos, relaxamento e postura, que também inclui como movemos o corpo.

R: Uma respiração energizante, profunda e intencional, nos ajuda a subir com confiança. Inalamos profundamente e forçamos o ar quando expiramos.

O: Nossos olhos nos ajudam a direcionar e concentrar nossa atenção. Manter o contato visual nas agarrras nos ajuda a fazer isso. Nós também podemos “olhar fixamente” para as agarras se precisarmos de um pouco mais de intenção. Nós conseguimos esse olhar contraindo nossa testa e sobrancelhas um pouco. Fazer isso aumenta a intensidade; Isso demonstra confiança sobre as ações que estamos tomando e direcionamos nossa atenção mais completamente para as agarras. (Por exemplo, note os olhos de Margo na marca de 20 segundos no vídeo.)

R: Usar a energia de forma eficiente requer o relaxamento de músculos que não são necessários no momento e ativar os que são necessários. Podemos experimentar a expansão da parte superior do corpo para nos sentir mais envolvidos. Nos sentimos mais confiantes expandindo nosso peito e ombros.

P: Muitas mulheres gostam de fazer a “Wonder Woman Power Pose”(Postura de Poder da Mulher Maravilha) para se sentirem confiantes. Elevar a cabeça e rolar os ombros para trás nos ajuda a manter a postura adequada. Em seguida, ativamos o corpo de forma deliberada, fazendo movimentos precisos, até mesmo realizando movimentos de dead point nas agarras, para demonstrar um compromisso completo. Nós escalamos com confiança pressionando nossos pés em agarras e apertando com segurança com nossas mãos.

Escalar com confiança exige que mudemos o que fazemos com esses elementos RORP. Exagerá-los nos ajuda a experimentar o engajamento total do corpo. Nós vemos esses elementos quando olhamos para como os atletas de elite escalam. Assista ao vídeo de Margo novamente e perceba o que faz com cada um desses elementos. Em seguida, imite-os.

Dica Prática: RORP para Confiança

Não deixe que conceitos mentais sobre a escalada definhem em sua mente. Mude-os para dentro do corpo, agindo.

Utilize o acrônimo RORP para fazer isso. Confie confiança fazendo os elementos RORP deliberadamente, mesmo exagerando.

  • R (Respiração): Inalar profundamente e exalar com mais força.
  • O (Olhos): o olhar focado na escalada mantém-se contraindo a testa e as sobrancelhas. Fique com um rosto “sério” enquanto mantém contato visual com agarras.
  • R (Relaxamento): Experimente expandir sua parte superior do corpo para se sentir mais envolvido. Expanda seu peito e ombros para obter uma sensação ampliada de concentração relaxada.
  • P (Postura): eleve sua cabeça e role seus ombros para trás e para baixo para manter a postura adequada. Então, pressione seus pés nas agarras e aperte seguramente com as mãos. Use um pouco mais de energia do que o necessário para exagerar como você se compromete com as agarras.

1-WarriorsWaylogo_

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Tradução do original em inglês: Gabriel Veloso

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.