Como ensinar crianças a minimizar o impacto no meio ambiente durante o trekking

O engajamento da nova geração de praticantes de trekking é um desafio constante para os pais e familiares. Ao levar as crianças para praticar um trekking, é importante ensinar a elas a “não deixar rastro”.

Hoje em dia, mais e mais crianças têm cada vez menos contato com a natureza. E isso está causando um enorme impacto em sua saúde e desenvolvimento. Obviamente que o básico, como não jogar lixo no chão, deve ser ensinado também na cidade.

Foto: https://www.fatherly.com/

As crianças desde o início devem ser ensinadas a respeitar a natureza e a não destruir o meio ambiente. À medida que envelhecem, o adulto pode ensinar à criança o valor de deixar a natureza preservada. As experiências imersivas da natureza para crianças beneficiam a autoestima, a eficácia, a resiliência e o desempenho acadêmico cognitivo.

Portanto, desde bem pequeno, independentemente da idade, não permita que as crianças escrevam em pedras ou esculpam árvores. Não esqueça que viajar oferece às crianças uma visão mundana da preservação de outras culturas, sustentabilidade e preocupações ambientais.

Comportamento

Muitos praticantes de trekking se dividem sobre a colheita de frutas. Para cumprir rigorosamente o princípio de “minimizar danos”, deve-se evitar colher frutas em uma caminhada. As crianças, no entanto, provavelmente encontrarão um grande prazer em comer goiabas, framboesas, manga, entre outras frutas, enquanto andam pela trilha.

Portanto, ensine as crianças a, pelo menos, não deixar restos de frutas na trilha. Caso sobre algum pedaço, que o guarde para ser colocado no lixo posteriormente. Para minimizar o impacto, incentive as crianças a escolher apenas as frutas que possam ser alcançadas da trilha.

Sair da trilha para colher frutas pode acontecer duas coisas: perder-se (ou mesmo cair em algum buraco) e pisar nas plantas que existe fora da rota.

Em alguns parques coletar flores e plantas é ilegal. Portanto, ensine isso também ás crianças. Retirar flores pode prejudicar os animais dos locais, pois move muitas espécies, especialmente se elas são raras e nativas.

Às vezes, a trilha atravessa propriedades particulares. Nesse caso, caminhar pelas trilhas, e não de qualquer jeito, sempre é a melhor solução. Isso fará parte do aprendizado de que a criança faz parte da sociedade e que leis devem ser respeitadas.

Este tipo de ensinamento ajuda as crianças a desenvolverem um pensamento crítico e lhes dá um aprendizado prático. Esta “aula de sociedade na natureza” pode levar a uma maior habilidade com ciências quando ingressarem na escola.

Lembre-se: ao levar uma criança para um trekking, ou qualquer outra atividade outdoor, você está renovando a nova geração de praticantes.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.