Como deve ser feito um treinamento de escalada equilibrado

No que se refere a treinamento seja no âmbito da escalada ou qualquer modalidade esportiva a preparação física assume um papel importante no que diz respeito ao desenvolvimento das qualidades motoras.

Weineck em seu livro Treinamento Ideal, diferencia o treinamento para as pessoas que buscam saúde e para atletas, para ambos o treinamento compreende a ideia de desenvolvimento gradual, porém, a primeira não visa o alto rendimento.

O termo treinamento se refere “a preparação física para determinada tarefa ou ação especializada objetivando o alcance de resultados de expressão no desporto e revelando determinados níveis.” ou seja o treinamento tem por objetivo desenvolver de maneira gradual e a longo prazo a força, a resistência, a potência dentre outros fatores que determinam o rendimento nos elevados níveis do esporte.

Foto: Rafael Alchieri

Foto: Rafael Alchieri

Na preparação física são desenvolvidas as qualidades físicas como resistência, velocidade, força entre outras. Bulatova/Platonov no seu livro “A Preparação Física” dividem a esta em três etapas:

Na preparação física são desenvolvidas as qualidades físicas como resistência, velocidade, força entre outras. Bulatova/Platonov no seu livro “A Preparação Física” dividem a esta em três etapas:

Preparação física geral: tem função de desenvolver e ampliar a funcionalidade corporal equilibrando as qualidades físicas para “auxiliar” na execução de exercícios da modalidade esportiva, normalmente são realizados exercícios de variadas modalidades;

Preparação física auxiliar: responsável por preparar os praticantes para suportar o elevado volume de treino que a preparação especial exige bem como desenvolver a coordenação motora com exercícios adaptados do esporte que visam aprimorar o movimento esportivo;

Preparação física especial: nesse ponto é indispensável manter em vista os requisitos do esporte, ou seja, em grande parte os grupos musculares que são recrutados em maior “grau”, também é um fator importante que os exercícios realizados nesse momento tenham características semelhantes com o esporte e variando em maior ou menor grau de proximidade de movimentos conforme a fase da preparação.

Foto: http://nucleomutuca.com.br

Foto: http://nucleomutuca.com.br

Vale lembrar que se tratando da preparação física dentro do treinamento esportivo, as qualidades físicas devem ser trabalhadas inicialmente em conjunto, porém, utilizando de variados meios para desenvolver cada qualidade.

Assim o processo de treino, busca aprimorar o potencial locomotor e aperfeiçoar seu uso efetivo na atividade esportiva, este processo ao qual expomos os praticantes, dependem de uma série de fatores endógenos e exógenos para alcançar bons resultados quanto ao grau de adaptação do praticante ao estresse que o corpo é exposto durante o processo de treinamento.

Um programa de treino eficiente busca encontrar as fraquezas e equilibrar estas com “aquelas”, através de avaliações capazes de indicar os pontos fortes e fracos do praticante e assim adaptar as cargas de treino de forma ordenada e gradual objetivando níveis relevantes de atuação no esporte.

treinamento-escalada-1

Foto: Rafael Alchieri

baner_blogEscalada

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.