Como deixar a mochila mais leve?

Afinal, como deixar a mochila mais leve? Evitar levar uma mochila pesada para caminhadas ou camping é o mesmo que uma viagem mais confortável. Ajuda na duração da viagem, além de reduzir o risco de dor ou outros tipos de desconforto. Confira detalhes.

Como deixar a mochila mais leve?

Quando falamos de uma viagem de vários dias, o peso da mochila é muito importante, assim como o uso de sapatos confortáveis ​​ou um bom planejamento.

Se a nossa mochila pesar muito, será mais difícil nos movermos, seremos menos rápidos, além do fato de que teremos um risco maior de sofrer lesões. Tudo isso pode ser um impedimento para alcançar nosso objetivo. Por isso é muito importante levar isso em consideração.

Peso da mochila com base no peso corporal

A saber, existem algumas porcentagens recomendadas com base em nosso peso corporal.

  • 10% do nosso peso corporal seria o ideal. Ex: se pesamos 70 kg, uma mochila de 7 kg seria o ideal.
  • 30% do nosso peso corporal seria o máximo que deveríamos carregar.

Em suma, se alguém pesa 70 kg, essa pessoa deve carregar no máximo 21 kg de mochila. É preciso respeitar o limite do nosso corpo sempre que possível.

Atenção ao peso real

Para controlar o peso da nossa mochila, deve-se considerar o seguinte:

  • Peso base: bolsa, barraca, roupas, kit de cozinha, etc.
  • Peso da mochila: o peso será sempre o mesmo, mas deve incluir o peso da mesma na contagem final para não passar do limite corporal;
  • Tamanho da mochila no decorrer da viagem: tem coisas que aumentam o peso e outras que diminuem como objetos molhados ou diminuição dos alimentos;

Redução de peso

Uma ferramenta muito útil para essa redução é o site LighterPack. Lá você pode colocar todo o seu material separado por categorias. Te ajuda a saber em qual divisão seu peso está maior, seja em alimentação, roupas ou outro.

Cada categoria calculada nos mínimos detalhes. Vale a pena buscar. Como demonstrativo de uso, fica o vídeo abaixo de como controlar o peso da mochila com LighterPack.

Embalagens de comida e acessórios

Embalagens com tampas acrescentam peso desnecessário por vezes. Mais vale colocar seus itens de higiene num saquinho de zíper e fazer isso com os demais objetos possíveis de embalar separadamente. Cabe dizer que isso vale para comida também.

Pode parecer óbvio, mas lembre-se que nem todos têm a sua experiência. Há quem esteja lendo um artigo como esse pela primeira vez, até por isso a questão do ego e medo de tirar dúvidas para aproveitar ao máximo a viagem é pertinente. Voltando ao assunto…

Alguns alimentos contêm embalagens prejudiciais para uma viagem prazerosa. Livre-se de pacotes de papelão ou plástico. Opte sempre que possível por embalagens de zíper, são reutilizáveis e reorganizam melhor os compartimentos de sua mochila.

Roupas

Muitas peças podem ser usadas e lavadas durante a viagem, logo, não há necessidade de levar uma peça para cada dia do percurso. Salvo situações de inverno onde peças mais pesadas são necessárias, a quantidade de roupa não precisa pesar tanto em sua mochila.

Coisas desnecessárias (por via das dúvidas)

O famoso gigante kit de primeiros socorros. Não precisa levar a caixa de cada item. Quer levar algodão, adesivo ou álcool? Pegue metade de cada. Use o saquinho de zíper, no caso do álcool, coloque em um frasco menor para caber na caixa de primeiros socorros.

Se estamos falando de racionar o kit de primeiros socorros, ainda está considerando levar aquele cortador de unha cego invés de um canivete completo?

Amigo é para essas coisas

Por último, na alegria e na tristeza, na leveza e na dureza. Se for em grupo, divida o peso com os integrantes, só não seja aquela pessoa sem vergonha que entulha o peso no coleguinha, por favor.

Podem dividir por categoria também. Um fica encarregado dos remédios, outro dos alimentos e assim por diante. Certificando-se de que está tudo equilibrado, ninguém sofrerá durante a viagem e de quebra curtirão um bom momento entre amigos.

Foto destaque: Roman Dolgikh /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.