Como conectar nossa atenção com a atividade que estamos fazendo

Um amigo meu me ligou na semana passada perguntando se poderíamos nos encontrar. Ele sabia que eu estava tendo alguns problemas na minha vida e queria conversar para ver como ele poderia ajudar. Nós planejamos nos encontrar às 19h da sexta-feira. Quando ele chegou, nós tomamos cervejas e conversamos por 30 minutos. Então, uma coisa interessante ocorreu no meio de uma questão que estávamos discutindo. Ele ficou ansioso, começou a falar sobre sua agenda ocupada e sua necessidade de encontrar sua namorada para ir a uma festa mais tarde naquela noite. Senti que ele não estava mais interessado em meus problemas e estava mais concentrado em suas próprias preocupações. Ele ficou cada vez mais desconfortável; seus olhos estavam distraídos e finalmente ele disse que tinha que ir.

Todos nós temos vidas ocupadas. Nosso tempo é dividido entre o trabalho, o tempo gasto com amigos e familiares, criar filhos, fazer atividades pessoais, etc. Algumas dessas ocupações são auto impostas. Vemos outras pessoas fazendo coisas e sentimos que ficaremos para trás se não fizermos essas coisas. Nos perguntamos se deveríamos escalar mais ou menos, se deveríamos nos casar ou não, se deveríamos ter uma família ou não. Temos medo de perdermos as experiências de vida, por isso procuramos no mundo externo evidências de como viver nossas vidas. Como resultado, criamos agendas lotadas e corremos de uma atividade para outra.

Foto ; http://www.wildcountry.com

Esse medo de perda aponta para um sentimento de não pertencer. Temos uma necessidade natural de pertencer a algo maior que nós. A ocupação torna mais difícil alcançar essa necessidade. Nós nos apressamos, pensando que fazer muitas atividades nos fará sentir como se pertencêssemos. Isso nos faz perder nossa conexão com o que estamos fazendo atualmente. Foi o que aconteceu com meu amigo. Ele estava presente por 30 minutos, mas depois ficou ansioso porque estava com medo de perder a festa. Seus olhos furtivos me disseram que ele não estava mais prestando atenção em minhas lutas.

Para obter o pertencimento que precisamos, devemos direcionar nossa atenção para o mundo interno. Notamos a ocupação da mente e diminuímos o ritmo prestando atenção ao que estamos fazendo atualmente e com quem estamos no momento. Nós desenvolvemos o amor de estar presente relaxando no momento. Notamos a ocupação da mente e direcionamos nossa atenção para o corpo, sentindo nossos músculos relaxarem, respirando profundamente e mantendo contato visual. Isso nos coloca em um estado receptivo e nos permite ficar conectados e sentir que pertencemos.

Isso acontece em nossa escalada também. Criamos ocupações fazendo uma lista de várias vias que queremos fazer. Nós tememos não conseguir escalá-las todas, então nos apressamos enquanto estamos engajados numa escalada atual. Por exemplo, pensamos na via do nosso projeto ao escalar uma via de aquecimento mais fácil.

Então, ficamos ansiosos pensando que não iremos conseguir escalar nosso projeto rapidamente, com medo de perdermos a próxima via que queremos escalar. Correr de uma escalada para a seguinte nos leva a ter olhos furtivos, contato visual disperso e a sentir-nos ansiosos.

Obtemos evidências de pertencer, deslocando nossa atenção do que vemos os outros fazendo no mundo externo para o nosso próprio estado interno. Fazer isso muda nosso foco do que tememos perder para um amor de estar presente. Ao prestar atenção à ocupação da mente, podemos diminuir sua velocidade. Uma das principais coisas que podemos fazer é simplesmente relaxar, respirar e manter contato visual com o que estamos fazendo atualmente. Isso conecta nossa atenção com a atividade que estamos fazendo, o que nos dá evidências de que pertencemos a algo maior que nós mesmos. Nós temos o que tememos perder, criando um amor de estar presente.

Dica prática: Centralize a atenção direta com os olhos

O treinamento mental é mais útil se é prático. Use seus olhos para direcionar sua atenção. Esta é uma coisa prática que pode fazer e que possui efeitos positivos para sempre manter-se focado. Use seus olhos nos seguintes momentos durante a escalada:

  • Durante a escalda: Olhe atentamente as agarras e mantenha contato visual com elas
  • Durante a queda: Olhe para baixo durante a queda
  • Nos pontos que parar de pensar: Olhe para cima para pensar que o próximo local de descanso e de ficar seguro. Olhe para abaixo para pensar na consequência de uma queda. Olhe novamente para pensar no seu plano de escalada.

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.