Como as academias de escalada podem superar a crise econômica? Idéias para proprietários e clientes

Dada a situação causada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), foram tomadas medidas em todo o mundo e em diferentes cidades para impedir a propagação desse novo vírus. Entre elas, um imenso número de pequenas e médias empresas tiveram de fechar temporariamente suas portas ao público, algo que afeta drasticamente sua economia.

No exterior, especificamente na escalada, um grande número de academias e muros seguiram essas recomendações, mesmo antes de ser exigidas pelas autoridades. Embora tenha sido contemplado que pessoas e empresas possam retomar seu trabalho mais ou menos com alguma normalidade até meados de abril.

As últimas notícias das autoridades indicaram que até 1º de maio o isolamento social continuará. Dessa forma, as academias de escalada estarão fechadas por mais de quatro semanas. São pequenas empresas que dependem da renda diária de seus parceiros para sua subsistência.

No entanto, seus clientes, proprietários e gerentes podem se dedicar aos negócios e ser criativos ao minimizar o impacto negativo que a pandemia está trazendo para a economia de seus empreendimentos.

Claro que é necessário que muitos tenham de engolir o orgulho e a atitude assoberbada que possuem desde que inauguraram.

Mas assim como mundo mudou (e não foi pouco), a atitude destas pessoas devem mudar. Abaixo estão algumas sugestões extraídas de outras academias ao redor do mundo.

O que alguém pode fazer como membro ou parceiro para apoiar a sua academia favorita?

Pagamento mensal antecipado: Se sua economia permitir e seu salário não tiver sido afetado pela paralisação do trabalho, você pode considerar apoiar sua academia favorita avançando o pagamento de um ou mais parcelas mensais. Se o estabelecimento fizer ofertas, aproveite-as. Mesmo que não sejam cruciais.

Aceite a oferta de aulas e atividades: Algumas paredes agendam aulas virtuais ou atividades diferentes que atualmente representam sua única fonte de renda. Embora você possa encontrar inúmeros vídeos de aulas gratuitas, ao fazê-la através da sua academia favorita, você as apoia financeiramente.

Compre em suas lojas: Várias academias continuam oferecendo vendas de equipamentos em suas lojas. Provavelmente não faz sentido para você agora comprar uma corda ou uma cadeirinha se não é possível de escalar. Mas ao fazer isso (e tirar proveito dos descontos) ajuda a sua economia. Por fim, daqui a alguns meses, você poderá retomar a escalada na rocha com seu novo equipamento.

O que os muros podem fazer para avançar na crise?

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Lynn Hill (@_linacolina_) em

Caso a atitude equivocada que muitas academias adotam, administrando sem qualquer responsabilidade com gastos nem respeito ao cliente, o fechamento é inevitável. Todos os problemas com respeito a isso, que já deveriam ser sanados há tempos, agora estão aparecendo e clamando por serem arrumados.

Conforme publicado ontem na Revista Blog de Escalada, o Climbing Business Journal (veículo de imprensa dedicado à indústria de paredes de escalada) publicou uma carta com algumas sugestões nas paredes dos EUA sobre como eles podem lidar com as portas que se fecharam ao público.

Nela, o Climbing Business Journal afirmam que uma boa atitude será fundamental para avançar, começando pelo seguinte:

“Tenha certeza de que os mensalistas terão prazer em ajudá-lo.”

Algumas das iniciativas que os muros podem realizar para permanecer à tona durante esse período são as seguintes:

Routesetter: O elemento essencial das academias de escalada, pode contribuir com a causa, criando vídeos gratuitos sobre montagem em geral: sua importância, como funciona, o que significa em sua vida se dedicar totalmente a essa atividade. Uma maneira de abordar as prioridades competitivas é usar o tempo da equipe, na folha de pagamento, para ligar para cada cliente e solicitar seu apoio diretamente.

Equipe profissional: Convide seus atletas embaixadores para criar vídeos ou dar aulas virtuais ou mesmo vender cursos através de suas plataformas sobre técnica, fortalecimento, condicionamento ou conselhos sobre escalada. Essa pode ser uma boa fonte de renda. Acabou o tempo de “embaixadores enfeite” que só se preocupa com seu Instagram (se não acredita, olhe pela janela e veja como o mundo que conhecia mudou).

Ofertas: Oferecer pacotes ou descontos em associações ou passes de acesso é uma excelente ideia. Para dar alguns exemplos, uma oferta de desconto de 40% ou 2 × 1 para a anuidade de 2021. Uma boa estratégia também é dar um acesso 2 × 1 para o mês de dezembro, cupons de presente, adiantar a venda de Natal com as promoções que costumam ter, cartão de fidelidade de contingência com acesso de 1 ano: quem o compra hoje recebe um desconto vitalício de 30%; venda de passes diários com antecedência e, para cada passe diário, você recebe um bilhete de rifa. Em suma, a lista de opções é longa.

Divulgue esporte: Procure levar o maior número de pessoas que não conhecem o esporte conhecer o seu estabelecimento. Convide influenciadores digitais, agências de marketing, promova eventos como feiras da pechincha, exibições especiais de filmes inéditos (esqueça os filmes repetidos que todo mundo viu), promova excursões de escolas de todas as regiões da sua cidade, convide as faculdades de educação física para saber mais do esporte e crie promoções de que pessoas que levarem novos clientes ganham um mês de mensalidade grátis.

Sim, o custo das promoções não será pequeno, mas será definitivamente menor do que o custo do fechamento.

Venda hoje, sobreviva hoje e cresça amanhã

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Kyra Condie (@kyra_condie) em

Atividades com sua distância saudável: há várias possibilidades para realizar atividades virtuais com ganhos monetários. Mais exemplos: uma dinâmica em que o prêmio é o pagamento mensal de janeiro (quando você paga antecipadamente o mês de junho) para quem faz o trabalho mais criativo em casa. Clínicas personalizadas: sessões individuais com escaladores, para manutenção do nível durante a contingência, mais um mês de retorno individual da contingência.

Entre as academias: Acabou a época de sermos um bando de estabelecimentos dividindo o mesmo esporte. Faça laços, apoiando e fortalecendo o mercado. Este é sem dúvida um ótimo momento para criar uma estrutura sólida dentro das academias de escalada do país. Algo que algumas academias imediatamente reconheceram e pelas quais realizaram o grupo United Walls. Em países como os EUA, por exemplo, existe a Climbing Wall Association (Associação de Muros de Escalada), não seria um excelente momento para criá-la no Brasil agora?

Por fim, nenhuma dessas medidas será definitiva ou salvará a economia de paredes de escalada, mas pelo menos as manterá relativamente ativas e intencionais.

Da mesma forma, a ideia de que os membros apoiem suas academias será um sinal de solidariedade em tempos difíceis, algo que, além disso, está de acordo com os princípios desse esporte que tanto gostamos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.