Como a escalada mudou a minha vida

Tive contato com a escalada algumas vezes em eventos que tinham paredes de escalada quando era criança, e mais tarde adolescente quando acompanhei um amigo até sua aula de Bouldering. Mas nunca me imaginei praticando esse esporte. Nessa época escalada era um esporte bem menos popular, eu nem o via como um esporte que poderia se construir uma carreira e muito menos conseguia me imaginar escalando em rocha, a vida outdoor era longe do meu foco e realidade na época. Mas a verdade é que eu sempre brinquei muito de escalar quando criança, subia em árvore, telhado da casa, corredores, muros, sem nem imaginar que um dia isso poderia virar a minha vida.

Escalando em Nova York ganhei primeiro lugar em duas competições locais e uma série de cinco competições em três estados (The North Face Tristate Bouldering Series), tive a experiência de escalar Bouldering nas rochas do Arizona e de me desenvolver como route setter e instrutora.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Deborah Amaa (@deborahamaa) on

A escalada possui uma das comunidades mais interessantes que já tive a oportunidade de me expor, apesar de ser um esporte individual (ou em dupla), é comum conectar-se com muitas pessoas pelo fato das vias necessitarem de interpretações lógicas de suas sequências, tornando natural que praticantes troquem dicas e ideias de movimentação uns com os outros, além de não competirem diretamente (até porque características físicas como altura, força, flexibilidade, peso fazem toda a diferença no estilo em que cada um tende a escalar) criando um ambiente pacífico e de troca. É um esporte que nasceu em comunhão com a natureza, da paixão por explorar, se movimentar e se expressar, induz à presença, criatividade, consciência corporal e ao engajamento lógico. Definitivamente um lugar ideal para mim.

Eu e Allyx Theus

comunidade

Sou atriz, mas minha carreira está em “pause” até porque eu estou me divertindo pra caramba nessa de ser escaladora, nunca vou esquecer do dia que fui com a minha namorada escalar por curiosidade no Brooklyn Boulders, uma academia de escalada que ela viu pela janela do Uber quando passava em frente um dia. Era um dia pós nevasca, tinha montes e montes de neve no caminho e eu tinha uma peça para assistir mais tarde, era para ser apenas uma atividade casual, mas assim que entrei naquele “parque de diversões” enorme, peguei o “climbing bug” como dizem aqui, era aquilo que sempre amei fazer desde criança, mas que havia reprimido dentro de mim por anos, na verdade não me conectava com nenhuma atividade física específica há muito tempo, aquela experiência abriu meus olhos.

Depois disso, escalada virou minha paixão, estava na época de me formar em teatro e quando acabei o curso, escalada era a única coisa que eu realmente queria fazer. Quando comecei a competir também de bobeira, descobri que tinha potencial de crescer ainda mais nesse esporte, bouldering é a minha atual paixão, apesar de desejar me desenvolver mais nas outras modalidades.

“tatuagem” de climber

Comecei fazendo competições de Dynos, pular e realizar movimentos de explosão era o que eu mais curtia fazer no início da minha experiência com a escalada, era o tipo de competição ideal para mim, no fim do mesmo ano que comecei a competir, participei de outra competição de Dynos no Brooklyn Boulders do Queens e foi nessa que ganhei primeiro lugar no pódio pela primeira vez.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Deborah Amaa (@deborahamaa) on

Ter mergulhado no esporte e ter buscado me rodear de oportunidades que continuassem a me desenvolver como escaladora mudou totalmente a minha relação com meu corpo, minha saúde, minha auto confiança e até meu equilíbrio emocional, fora que contribui com o valor e a paixão que passei a desenvolver pelo outdoors. Hoje em dia me sinto muito mais inteira e sei que tenho potencial num esporte que cresce cada vez mais, já perdi a conta de quantas pessoas eu já introduzi à esse esporte, é minha alegria dividir essa paixão com o mundo.

Cathedral Rock, Arizona

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.