Como a comunidade outdoor pode ajudar a Ucrânia?

Precisamos falar sobre a relação entre a Guerra da Ucrânia e a comunidade outdoor do Brasil e do mundo. No momento que este artigo está sendo publicado já são de dois milhões de refugiados ucranianos. Número maior que a população dos estados brasileiros de Sergipe, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima.

Não sabe o que é um refugiado de guerra? São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política. Em resumo são pessoas que largaram tudo que tinham en nome da sua sobrevivência (saíram para não serem mortos).

Mais da metade dos refugiados ucranianos, cerca de um milhão de pessoas, foram recebidas na Polônia, um país de pouco menos de 40 milhões de habitantes. Em países europeus, como França e Inglaterra, doações partem para acudir estes refugiados. Para fazer doações para as várias ONG’s e associações que trabalham na Ucrânia e em países vizinhos que acolhem refugiados, é aqui.

O que são doados? Sacos de dormir (que suporte temperaturas de 0°C a -2°C ), isolantes térmicos, headlamps, casacos, fleeces, etc.

À medida que a invasão russa continua na Ucrânia, empresas de equipamentos outdoor estão respondendo a pedidos de suprimentos, equipamentos e apoio monetário. Nos EUA empresas já fizeram doações de dinheiro e equipamentos a esses refugiados.

Campeonatos e atletas suspensos é justo?

Foto: Dimitris Tosidis/IFSC

Conforme noticiado pela Revista Blog de Escalada em primeira mão para a América Latina, a Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) tomou medidas sem precedentes ao proibir todos os atletas e oficiais russos e bielorrussos de competir. Após a publicação da notícia, houve uma enxurrada de mensagens de pessoas que, talvez por possuírem pensamento simplista, chamando a atitude de “injusta”.

A IFSC também cancelou todos os eventos nesses países, bem como suspenderam todos os representantes de participar de quaisquer reuniões da entidade. Essas medidas vêm após uma forte pressão da comunidade de escalada para agir.

A Union Internationale des Associations d’Alpinisme (UIAA) também cancelou dois eventos da Copa do Mundo de Escalada no Gelo que deveriam acontecer em março. O Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou que os atletas russos e bielorrussos sejam banidos de todos os eventos. A Associação Internacional dos Jogos Mundiais também baniu atletas russos e bielorrussos dos Jogos Mundiais.

Resumindo: O mundo isolou Rússia no esporte, artes e tecnologia devido à guerra contra a Ucrânia. Especialistas explicam como as punições anunciadas impactam diretamente o país.

Mas como isso ajuda? Embora seja verdade que a maioria do povo russo (incluindo montanhistas e atletas) não tem nada a ver com a guerra e se opõe a ela, esse tipo de pressão é importante. Você sabe por que?

Por que o governo da Rússia, controlado por Putin, pode essencialmente fazer o que quiser, independentemente dos desejos do público. Portanto nenhum país ou aliança pode derrubar ou remover Putin do poder sem iniciar uma guerra mundial.

Sem querer entrar em uma guerra, o único caminho possível para fazer Putin recuar, ou ser removido do cargo, é provocar uma pressão em larga escala no povo da Rússia. No entanto, isso é extremamente arriscado para os russos, pois na Rússia não há liberdade de expressão.

A guerra da Ucrânia está sendo relatada com o eufemismo de “operação especial para salvar os russos étnicos da opressão dos ucranianos”. O presidente Volodymyr Zelensky é descrito pelos russos com a narrativa de que é um “nazista viciado em drogas”, mesmo sendo judeu.

O perigo de denunciar

Só no domingo, mais de 4.300 russos foram presos em protestos e a CIA estima até 14 mil. A polícia em Moscou está parando as pessoas nas ruas para ler seus textos e mensagens privadas para verificar se há dissidência.

Uma nova lei contra “notícias falsas” sobre a guerra na Ucrânia significa um pena de prisão de até 15 anos ameaçada contra jornalistas e pessoas que divulgam fatos. A Bielorrússia enfrentou as mesmas sanções porque permitiu que tropas russas entrassem na Ucrânia a partir de sua fronteira, além de fornecer suas próprias tropas para a guerra.

Portanto os atletas que optaram por explicitar sua indignação ao governo russo são muito corajosos por dar esse passo. Mesmo postar algo muito inócuo poderia ser o fim de sua carreira e de sua vida.

Mesmo assim escaladores como Iuliia Kaplina, que competiu nos Jogos Olímpicos, tendo sido recordista de escalada de velocidade, postou em seu Instagram preocupada com seus parentes na Ucrânia. Vadim Timonov é um escalador russo, que encadenou linhas de boulder de até V15 e compete regularmente em eventos do IFSC, postou no Instagram contra a guerra.

A eles se juntaram também Rustam Gelmanov e Alexander Gukov

Portanto devemos apoiar aqueles que optam por falar, mas não devemos condenar aqueles que não o fazem. O que faria você para proteger sua família de ser metralhada ou presa?

Como a comunidade outdoor pode ajudar a Ucrânia?

A comunidade outdoor pode ajudar a Ucrânia de várias maneiras. O mais importante é entrar em contato com seu representante de seu governo local (associação esportiva, federação, vereador, deputados estadual e federal e senador) e expressar a necessidade de apoiar financeiramente a Ucrânia, aceitar refugiados e ajudar com transporte e remoção de barreiras diplomáticas.

Além disso, verifique no seu ginásio local se ele pode receber refugiados da Ucrânia. As federações, associações e ligas independentes pode receber atletas e membros da federação ucraniana até que os conflitos acabem. A comunidade de escaladores que tiverem um quarto, ou uma cama, sobrando em sua casa, pode receber atletas e ucranianos à procura de asilo.

Certifique-se de que qualquer notícia ou reportagem que você lê seja factual e não desinformação russa. Verifique a credibilidade da fonte e as fontes. Tenha cuidado ao compartilhar imagens de notícias em vez da fonte original de notícias, as imagens são fáceis de criar.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.