Com vitória incontestável Janja Garnbret se torna a maior vencedora da história da competições

O evento de Kranj, na Eslovênia, fechou a temporada Copa do Mundo de Vias Guiadas de 2021 com Janja Garnbret dominando novamente e garantindo sua 31ª vitória em Copas do Mundo de sua carreira. Na história da competição nenhum (a) atleta atingiu esse número. O japonês Masahiro Higuchi venceu em uma final masculina sem precedentes.

Conforme descrito em reportagem na Revista Blog de Escalada, a emblemática parede de escalada da cidade eslovena somou este ano 25 eventos internacionais, mas a Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) deve repensar sobre a realização em um outro local, pois a parede é considerada obsoleta em comparação com outras instalações mais modernas.

Janja Garnbret

Foto: Jan Virt/IFSC

Competindo em sua própria casa, Janja Garnbret, de 22 anos, não dei chance a ninguém e terminou muito próxima do top na categoria feminina de vias guiadas. A sul-coreana Seo Chaehyun, de apenas 17 anos, ficou em segundo lugar e a norte-americana Natalia Grossman, de apenas 20 anos ficou com o terceiro lugar.

Com a vitória , Garnbret também conquistou o título da temporada da Copa do Mundo de Vias Guiadas de 2021, saltando do quarto para o primeiro lugar no ranking. Natalia Grossman ficou em segundo lugar e Laura Rogora da Itália terminou em terceiro.

Final masculina

Ninguém esperava uma final masculina como a de Kranj, com Stefano Ghisolfi, Sean Bailey e Sascha Lehmann disputando o título da temporada mas, surpreendentemente, nenhum deles se classificou para a final. O mais emblemático dos três foi Sascha Lehmann, que escorregou na semifinal e se despediu da temporada de maneira melancólica. O escorregão levou Sascha Lehmann ao quinto lugar geral da temporada.

As pontuações acumuladas por Ghisolfi nos eventos da temporada o levaram a conquistar o seu primeiro titulo da temporada da Copa do Mundo de Vias Guiadas. Seus melhores resultados foram um quinto lugar em 2019 e um segundo em 2018.

Janja Garnbret

Foto: Jan Virt/IFSC

Com os favoritos Ghisolfi, Bailey e Lehmann fora de jogo em Kranj, a expectativa ficou para saber quem poderia ser o melhor na final masculina. Os eslovenos Domen Skofic e Luka Potocar ou o alemão Sebastian Halenke foram quem apresentaram os melhores resultados e estavam mais cotados para repetir na final.

Mas Masahiro Higuchi, de 28 anos, que compete na categoria aberta desde 2010, surpreendeu a todos e conquistou sua primeira medalha de ouro em uma Copa do Mundo. Higuchi não deu sinais de fraqueza e derrotou Luka Potocar em segundo e Sebastian Halenke, terceiro.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.