Com homenagens póstumas, vencedores do Piolets d’Or 2019 são anunciados

Os vencedores do prestigiado Piolets d’Or 2019 foram anunciados. A cada ano, os Piolets d’Or premiam novas e significativas ascensões no montanhismo, levando em consideração estilo, inovação, compromisso e respeito ao meio ambiente e à população local.

Faz parte das regras da premiação as ascensões serem feitas respeitando o estilo alpino. Em 2019, três prêmios serão entregues no Festival da Montanha de Ladek, na Polônia, em setembro: dois são póstumos e um será concedido a um alpinista britânico Tom Livingstone e equipe.

O júri internacional dos Piolets d’Or escolheu homenagear três ascensões: uma famosa muralha de uma montanha icônica no centro de Karakorum, outra que era virgem em uma montanha pouco conhecida no oeste do Karakoram e uma ascensão em uma das mais altas montanhas não escaladas que restavam no Nepal. Duas das escaladas premiadas foram ascensões solitárias ousadas.

Foram premidos Aleš Česen, Luka Stražar (Eslovênia) e Tom Livingstone (Inglaterra) para a primeira ascensão do Latok I (7.145 m) desde face norte, ascensão de Lunag Ri (6.895 m) pela primeira vez por David Lama (Áustria) em estilo solo e Hanspörg Auer pela ascensão de Lupghar Sar (7.157 m) via Face leste.

As famílias de David Lama e Hansjörg Auer, que faleceram em uma avalanche em Howse Peak em abril deste ano, juntamente com o montanhista norte-americano Jess Roskelley, aceitarão os prêmios em sua honra. A notícia do ocorrido foi veiculada em primeira mão para a América Latina pela Revista Blog de Escalada.

O prêmio Lifetime Achievement Award de 2019 (Piolet d’Or Carrière) será concedido ao alpinista polonês Krzysztof Wielicki, um dos principais da Era de Ouro da escalada polonesa no Himalaia, cuja ascensão solo de 1996 da via Kinshofer em Nanga Parbat (8.126 m) é considerada o mais exigente de suas conquistas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.