COI recomenda proibição total de atletas que apoiam a guerra russa

O COI (Comitê Olímpico Internacional) informou por intermédio do Conselho Executivo (CE) a recomendação desta proibição. As federações esportivas podem proibir totalmente qualquer atleta que apoie a invasão russa da Ucrânia, segundo o COI. Confira mais a seguir.

COI recomenda proibição total de todos os atletas que apoiam a guerra russa

O Conselho Executivo do COI emite hoje, para as Federações Internacionais e organizadores de eventos esportivos internacionais, as seguintes recomendações: atletas com passaporte russo ou bielorrusso devem preencher apenas como atletas individuais e neutros. — disse presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.

O Conselho Executivo (CE) do Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou que as federações esportivas proíbam totalmente qualquer atleta que apoie a invasão russa da Ucrânia. A guerra entre Rússia e Ucrânia já dura pouco mais de um ano e não só o mundo financeiro, bem como destino do planeta, seguem em dúvidas sobre seu futuro.

Dentro disso, o mundo esportivo também sofre com o conflito dos vizinhos que perdem chances de disputar campeonatos das mais variadas modalidades.

A saber, no que tange a escalada esportiva, após o primeiro dia da reunião de três dias do Conselho, o presidente do COI, Thomas Bach, afirmou que o órgão dirigente ainda estava deliberando sobre a inclusão da Rússia e da Bielo-Rússia nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024.

Atletas engajados com guerra russa ameaçados de corte dos Jogos Paris 2024

Em resumo, Bach sentiu como “não apropriado” oferecer um cronograma para uma decisão sobre o assunto. Porém, disse que o COI ainda estava “explorando um caminho” para sua aparição na capital francesa, provavelmente como neutra.

Por outro lado, foi reiterado várias vezes que o Conselho Executivo (CE) do COI ainda não havia discutido Paris 2024, mas apenas o “retorno ao esporte internacional”.

No entanto, o oficial alemão foi firme em sua recomendação de que qualquer atleta que mostre abertamente solidariedade com a Rússia e sua guerra na Ucrânia não deveria competir.

Por fim, o COI também recomendou a proibição de atletas contratados pelos militares russos ou bielorrussos, ou por agências de segurança nacional.

Foto destaque: Divulgação/Comitê Olímpico Brasileiro

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.