COI aceita proposta para incluir escalada nos Jogos Olímpicos 2020

A junta executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) acaba de apoiar a proposta de incluir no pacote de cinco novos esportes ao programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio a serem realizados no ano de 2020.

Fazem parte do pacote: softball (baseball), skate, escalada esportiva, karatê e surf.

Na proposta está a possibilidade de incluir 40 atletas na escalada esportiva (20 homens e 20 mulheres). A inclusão destes novos esportes incluiria 18 eventos a mais nas datas dos Jogos Olímpicos de 2020.

Ao total haveriam mais 474 atletas no programa olímpico de Tóquio, e seria a evolução mais completa do programa olímpico da era moderna.

Este novo pacote procura promover a igualdade de gênero incluindo esportes modernos como os citados acima, possibilitando uma maior interação com o público jovem.

IFSC-climbing

Foto: http://www.ifsc-climbing.org/

O passo seguinte será a aprovação dos esportes na reunião a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro durante o mês de agosto. Nesta reunião pode definir definitivamente a inclusão da escalada esportiva nas Olimpíadas.

Este é o passo mais importante para o desenvolvimento da escalada esportiva, sobretudo para as suas competições.

Até os Jogos Olímpicos 2020 daria tempo também de federações ainda não consolidadas na organização de competições do esporte, como na América do Sul, ter parâmetros para uma melhor preparação de seus atletas.

Portanto ficará a cargo do IFSC organizar o tipo de parâmetros a serem usados como índice olímpico para determinar quem está apto a participar.

No momento na América do Sul há poucas competições de escalada, sendo a Copa do Mundo do IFSC (realizada com maioria das datas em solo Europeu) a competição mais expressiva.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.