Exploração novos lugares: Escaladores chilenos se adiantam e divulgam o código de Ética da escalada na Patagônia

Igual a qualquer um, nós, escaladores do Chile, adoramos o mundo vertical e viajamos para vários lugares procurando onde seja possível escalar. A escalada é uma das atividades que nos une e nos permite, ao menos de uma forma diferente da usual, nos conectar com a sociedade local. Assim como sua história, natureza e até mesmo com nós mesmos.

A região de Aysén (uma das 16 regiões do Chile), não é a exceção e irá representar o desafio que busca como, por exemplo, o contato com a Patagônia através de seus habitantes. Esta é uma oportunidade de unir dois mundos que, aparentemente, parecem ser tão diferentes mas que possuem muito em comum. Portanto, é uma grande responsabilidade cuidar e respeitar os laços que são produzidos. A chegada de escaladores e desenvolvimento do esporte na região é bastante recente, se comparada com outros lugares de Chile e do Mundo.

Escalada em Aysen

Os locais de escalada se encontram em sua maioria em terrenos privados, habitados pelos seus proprietários. No momento, não foram noticiados nenhum impedimento para escalar, porque os proprietários permitiram o acesso de conquistadores, e posteriormente de escaladores, ao local. Entretanto, estamos em um momento em que esta “boa convivência” está em risco, devido a pessoas que não respeitam os costumes locais, muito menos o meio ambiente.

Queremos pensar que isso passa por desconhecimento e não por más intenções. A partir disso, decidi compartilhar os conselhos e dicas para que ajude a quem quer que seja a manter as boas relações e, desta maneira, possamos seguir aproveitando daquilo que nos apaixona.

O que esperamos de TODOS

  1. Planejar a saída, para evitar imprevistos. Revise a previsão meteorológica, acesso a locais de escalada, graduação de vias, entre outras coisas.
  2. Seja precavido e toma as medidas de segurança que sejam necessárias. Lembre-se que escalada é um esporte de alto risco. Portanto atue com responsabilidade, porque sempre haverá alguém que espera que você volte.
  3. Solicite permissão ao dono do lugar. Se não o encontrar, escale em outro lugar, a menos que vá com um escalador local, que já conheça o proprietário e suas regras.
  4. Seja respeitoso e cordial com todos que encontrar. Cumprimente, alude e não seja tímido.
  5. Estaciona e acampe somente em locais autorizados. Não espere que alguém diga a você. Por mais tentador que seja um lugar, se não for autorizado não o faça.
  6. Leve o seu lixo. Mesmo que exista lixeiras em alguns lugares, acredite, não é fácil retirar o lixo de onde estiver. Leve! Não esqueça restos de esparadrapo de suas mãos, por favor eles levam à contaminação do lugar.
  7. Verifique se existem banheiros, para que possam ser utilizados. Caso não existam, utilize técnicas de higiene como enterrar seus dejetos, reduza o uso de papel higiênico e, obviamente, faça tudo isso muito distante dos locais de escalada.
  8. Evite fazer fogueiras, assim reduzirá o risco de um incêndio.
  9. Respeite as trilhas existentes. Não faça outra sem solicitar autorização aos proprietários e/ou administradores do lugar. Se já existir uma escada para acessar, utilize-a. Não deixe de usar estes melhoramentos e, por favor, caso tenha visto uma porteira fechada, deixe-a fechada da mesma maneira que encontroou. os proprietários vivem ali. Não esqueça que está no quintal da sua casa.
  10. Respeite a vida silvestre, plantas, água e recursos culturais/arqueológicos. Por mais que sinta dor no coração, deixe seu animal de estimação em casa.
  11. Respeitar as regras e regulações, assim como a temporada de reprodução dos pássaros e outros animais.
  12. Não exagerar no uso do magnésio. Use-o com muita moderação.
  13. Minimizar o número de pessoas no grupo que estiver, assim como os ruídos e barulhos que fizer. Convidamos a desfrutar dos sons das Bandurrias, Caiquenes, Vacas, eros e outros animais típicos do local. No Futuro, terá algo que lembrar e falar a todos.
  14. Utilizar, instalar e substituir as ancoragens e bolts de maneira responsável.
  15. Não deixe a responsabilidade para outros. Se não quer estar envolvido em um resgate, porque a pessoa ao lado não soube fazer segurança direito, não deixe de falar.

Este é o mínimo que esperamos de um escalador, visitante e simplesmente habitante deste mundo. Que tenha consideração e respeito.

Se saiu de casa, saiba respeitar a casa de outro. Para mais informações, entre em contato com [email protected] ou https://www.facebook.com

Revise os princípios de NDR e LNT sobre escalada em: www.lnt.org

Nos vemos na rocha!

Atentamente,

Comunidade de escaladores nascidos, criados e malcriados da Patagônia e Estrangeiros adotados, queridos e malcriados.

Tradução autorizada: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.