O Club Alpino Italiano é uma das instituições de alpinismo e escalada mais tradicionais na Europa.
É uma federação de clubes de montanhismo italiana com o objetivo de promover o esporte ao ar livre na montanha.
O CAI foi fundado em 1863 em Turim com objetivo de desenvolver o conhecimento da montanha e das sua diferentes atividades, culturais ou esportivas e é a mais antiga associação de montanhismo italiana.
O CAI também tem por missão gerir e assegurar a manutenção dos inúmeros refúgios de montanha e chalets existentes no maciço montanhoso italiano.
Em comemoração aos seus 150 anos está vendendo um box com 3 DVD’s com uma duração total de 250 minutos.
Nos DVD’s contém os filmes:
Italiano K2 – O filme da conquista épica do segundo pico mais alto no mundo
Gasherbrum IV – Walter Bonatti e Carlo Mauri, que, em 1958, conquistaram um dos picos do Himalaia mais difíceis;
Clube Alpino Italiano – 150 ANOS – 1863-2013 – A noite de comemoração 02 de maio de 2013 Trento, durante o Festival de Cinema de Trento dirigido por Maurizio Nichetti . O evento traçou a história da CAI, alpinismo e Itália.
Junto com o DVD também há livros ilustrativos dos filmes.
Para mais detalhes acesse: http://www.mountainblog.it/club-alpino-italiano-150-anni-un-cofanetto-con-3-dvd-per-celebrare-i-150-anni-del-cai/

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.